Comitiva de Cacoal faz visita técnica à Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 12h49 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 12h49 | Acessos: 77719

Cacoal VisitaPorto 3Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizaram visita técnica à Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), em Porto Velho, no dia 23 de setembro. Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio foram acompanhados pelos professores Joel Martins Braga Júnior, Juliano Cristhian Silva e Saiara Gerlaine Silva Toledo.

A visita técnica na área portuária de Porto Velho teve como objetivo mostrar para os estudantes as potencialidades que o modal fluvial de Rondônia pode oferecer. No Porto de Porto Velho, “alunos e professores foram recepcionados por Angélica, representante do Grupo BDX Operações Portuárias, a qual apresentou as instalações da BDX, seu principal produto de exportação, que é a madeira beneficiada, e falou sobre todos os trâmites para a exportação das madeiras, desde as inspeções do IBAMA, para ver a regularidade do produto, até a liberação do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, destaca o Coordenador do Curso de Agronegócios do IFRO Campus Cacoal, Joel Martins.

Em seguida o servidor da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Carlos Yuri, conduziu toda a turma até o setor graneleiro do porto, explanou um pouco sobre as operações portuárias, volumes de cargas exportadas entre outros assuntos, mostrou a estrutura gigantesca das plataformas, balsas e empurradores.

“A visita técnica é de suma importância para que os acadêmicos saibam como a cadeia de produção no agronegócio funciona, dessa forma os alunos tendem a se aperfeiçoarem mais profissionalmente”, finaliza o Professor Joel.

• Cacoal-Porto-Visita
  • Cacoal-VisitaPorto_1