Campus Cacoal recebe títulos de campeão e vice na 43ª Jornada de Foguetes

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 12h41 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 12h41 | Acessos: 77906

Foguete CacoalO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, foi campeão e vice-campeão na 43ª Jornada de Foguetes, neste mês de setembro, no Rio de Janeiro.

Em maio, eles competiram na 17ª Mostra de Foguetes (MOBFOG). A disputa é uma olimpíada prática, que acontece em todo o Brasil, na qual foguetes produzidos pelos alunos são lançados com o objetivo de obter os maiores alcances na horizontal. Na edição deste ano a Olimpíada contou com a participação de mais de 270.000 mil estudantes.

O Campus Cacoal participou da fase regional, em que foram classificadas as equipes compostas pelos alunos Jeferson Cocato dos Santos, Eubert Arcangelo Lovo, Daniel Maringues Sanches e pelas alunas Camylla Silva de Souza e Eliz Passos Moura. Ambas as equipes orientadas pelo Professor Agmar Felix.

As duas equipes foram convidadas para participar na 43ª Jornada de Foguetes na cidade de Barra do Piraí (RJ), nos dias 11 a 14 de setembro. No evento, as equipes tiveram a oportunidade de lançar foguetes confeccionados com garrafa pet e impulsionados pela reação de bicarbonato de sódio e vinagre, o que equivale ao nível 4 da competição. Foram 77 equipes participantes e os representantes do IFRO Cacoal obtiveram alcances suficientes para conseguir os prêmios de campeão e vice-campeão da Jornada.

“Expressamos nossa imensa gratidão e satisfação pela oportunidade de participar deste evento que enriqueceu não apenas nossas experiências universitárias, mas acrescentou um valor significativo às nossas vidas. Nossa experiência foi espetacular, proporcionando e estimulando novos aprendizados. Conhecemos novas pessoas, com diferentes experiências e costumes de várias regiões do Brasil, dispostas a propagar seus conhecimentos, tal como absorver novos relatos, também conhecemos figuras importantes para a área, como João Canalle, Doutor em Astronomia e coordenador do evento. Revelando que a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes vai muito além de uma competição”, diz a aluna Camylla.

O Professor Agmar ressalta terem comemorado muito os resultados na competição deste ano. “Percebemos que estamos melhorando a cada dia. Queremos agradecer o apoio e confiança da direção e dos familiares dos alunos, pois sem eles nada seria possível. Nesses eventos os alunos aprendem muito mais do que poderíamos ensinar em uma sala de aula, pois além dos lançamentos, eles participam de oficinas e palestras que mostram as oportunidades que eles têm dentro e fora do país sendo medalhistas de olimpíadas. A perspectiva é que possamos continuar o trabalho agregando mais alunos, superando nossas marcas, divulgando e ensinando ciência além do quadro branco”, finaliza o docente.