Dia Nacional do Campo Limpo tem ação no Campus Cacoal

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 13h02 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 13h02 | Acessos: 110694

cacoal1Alunos de quinto ano da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, do Distrito do Riozinho/Cacoal, foram ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal no dia 17 de agosto de 2023, no período matutino. A recepção contou com ações alusivas ao Dia Nacional do Campo Limpo, que é comemorado em 18 de agosto. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), a data integra o calendário nacional desde 2008, e foi criada com o objetivo de reconhecer a participação de agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.

Junto com o INPEV e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), o IFRO realizou uma atividade de extensão apresentando sua unidade através do Professor Joel Martins Braga Júnior. Ele mostrou aos visitantes a Biblioteca, o Auditório, o Refeitório, as Salas de Aulas, os Laboratórios e o Departamento de Produção Vegetal e Animal. Na horta falou sobre a importância do consórcio de culturas, produção de adubos orgânicos e sobre a sustentabilidade no campo.

O evento foi em alusão ao Dia Nacional do Campo Limpo, no qual a Engenheira Ambiental Jéssica Torezzani do INPEV falou com os alunos sobre o descarte de embalagens vazias de defensivos químicos, como deveria ser feito, quem procurar para entrega da embalagem vazia e os cuidados que se deve ter. Já o tema abordado pelo servidor da Prefeitura de Cacoal, Jorge Murer, foi sobre a conservação da água, recuperação de nascentes e preservação de matas ciliares. Ao final, foi feito um piquenique embaixo de uma mangueira com as crianças, sempre conscientizando-as para manterem o ambiente limpo, deixá-lo como encontrou ou melhor do que estava antes de chegarem.

• cacoal1
  • cacoal2