Realizada a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Campus Cacoal

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 13h06 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 13h06 | Acessos: 101213

Cacoal 10anos 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou a cerimônia comemorativa pelos 10 anos da instituição no município. O evento foi realizado no Auditório do próprio campus, no dia 20 de abril, com a presença da comunidade escolar, representando todas as áreas de atuação da unidade (ensino, pesquisa, extensão, administração, entre outros), incluindo estudantes, professores, funcionários, autoridades e homenageados. As homenagens foram feitas aos que ajudaram e ajudam a construir a história do IFRO Campus Cacoal.

Em vista da posição estratégica Cacoal no eixo da BR 364, a história do IFRO Campus Cacoal surge ante a realidade do município e região, que necessitava de uma instituição educacional que oferecesse cursos de tecnologia, licenciatura e outros. A instalação do campus viabilizou-se pela doação da Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Auta Raupp ao IFRO, efetivada pela Lei Municipal nº 2.449, de 21 de maio de 2009, e abrange toda a área de ocupação da Escola Auta Raupp, composta por um lote de 50 hectares. Inaugurada em 1997 a Escola Auta Raupp passou a oferecer as séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A partir do convênio assinado entre o IFRO e a Prefeitura Municipal de Cacoal em 2009, a escola passou a funcionar em fase de progressiva extinção enquanto se estruturava o Núcleo Avançado de Cacoal, como extensão do IFRO Campus Ji-Paraná.

Essa política foi fundamental para atender à demanda de interesses e necessidades de Cacoal e ao mesmo tempo viabilizar a expansão do Instituto Federal de Rondônia. Em 1º de fevereiro de 2010, o Núcleo foi transformado em campus avançado, ainda como extensão do IFRO Ji-Paraná e com a previsão de oferta do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio.

A partir de 2012, o Campus Avançado tornou-se Campus Cacoal e passou a intensificar sua busca por uma política pedagógica que atendesse às necessidades da comunidade. Essa aproximação se tornou ainda mais estreita em 2014, quando o IFRO realizou audiência pública para apresentar um relatório de pesquisa com os cursos que seriam prioridade em futuras implementações oferecidas pelo campus. Deste encontro formalizou-se a oferta da Licenciatura em Matemática, que teve início no segundo semestre de 2014. Além disso, no mesmo ano os servidores do campus empenharam-se na confecção do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que formou suas primeiras turmas em 2015. No ano seguinte, o Campus Cacoal iniciou o Curso Técnico em Informática, também na modalidade integrada ao Ensino Médio e o curso Tecnólogo em Agronegócio.

Em 2017, foram matriculados os primeiros alunos do Bacharel em Zootecnia, assim como em 2019 os primeiros do curso de Geografia. Além destas atividades, o Campus Cacoal também oferta à comunidade cursos na modalidade de educação a distância (EaD), cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e pós-graduação lato sensu.

Para ver a cerimônia, acesse o link em que está gravada a transmissão no YouTube do IFRO Campus Cacoal.

• Cacoal-10anos_1
  • Cacoal-10anos_10