Campus Cacoal realizou a cerimônia de abertura dos Jogos Internos – JICCAs 2023

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 12h05 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 12h05 | Acessos: 116818

JICAs 4Realizada a cerimônia de abertura do JICCAs 2023 (Jogos Internos do Campus Cacoal) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A solenidade foi no dia 22 de março, no ginásio da unidade, com participação total dos alunos e professores. Para este ano, o tema dos jogos é a UEFA Champions League, no qual cada turma representará um time da liga europeia. O evento é baseado no conteúdo de ensino “organização de torneios esportivos” da disciplina Educação Física e da iniciativa dos alunos dos terceiros anos dos Cursos Técnicos em Agroecologia, em Agropecuária e em Informática Integrados ao Ensino Médio.

De acordo com a Professora de Educação Física, Lilian Catiúscia, o JICCAs não trabalha apenas jogos, mas também aspectos culturais através da mostra de culinária e de cada região europeia representada pelo time de futebol. “Com certeza o esporte é transdisciplinar porque é possível trabalhar ética, respeito, história, arte, línguas estrangeiras, enfim, o aprimoramento do aluno”, afirma a docente.

O evento de abertura contou com a presença do Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei de Almeida, e de representante da AMEC (Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal). Após a abertura oficial, ainda no dia 22 foram disputados quatro jogos de futebol de salão. E de 27 a 31 de março acontecerão os outros jogos do torneio. Ao todo serão 102 jogos que contarão com as seguintes modalidades: futebol de salão, handebol, basquete 3 x 3, vôlei, tênis de mesa e xadrez.

Além das modalidades esportivas, haverá programação cultural e apresentações artísticas. No ano de 2023, o JICCAs está sendo transmitido pelo canal do YouTube do IFRO Campus Cacoal neste link, pelo qual os pais poderão torcer em tempo real. A comunidade é convidada também a acompanhar as disputas. Na competição estão envolvidos estudantes e professores do Campus Cacoal, mais os árbitros cedidos pela AMEC (Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal).

• JICAs_1
  • JICAs_2