Campus Cacoal participa do Encontro Nacional de Educação Matemática

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2016, 11h44 | Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2017, 21h06 | Acessos: 2074

O Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, participou no mês de julho, do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), o evento ocorreu na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, e reuniu centenas de pesquisadores do País.

A acadêmica da Licenciatura em Matemática, Angélica Ninke apresentou no evento um relato de experiência sobre uma pesquisa desenvolvida com um grupo de professores dos anos iniciais do primeiro ciclo na cidade de Bragança, em Portugal. A pesquisa ocorreu entre os meses de novembro de 2015 e fevereiro de 2016 por meio do Programa de Internacionalização da Pesquisa e Extensão do IFRO (PIPEEX). O projeto foi orientado pela Profª. Ma. Sirley Freitas e pela Profª. Dra. Maria Cristina do Espírito Santo Martins, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

A aluna contou que esta foi sua primeira experiência como relatora em um evento científico. “Foi inesquecível. Alguns dos maiores educadores de matemática do Brasil estavam lá e foi uma honra estar com eles. Além disso, o evento científico nos permite acumular novos conhecimentos sobre a área”, analisou.

Angélica pondera, ainda, que a participação no ENEM tem influência direta sobre sua formação profissional. “Acredito que o professor atual deve ser aberto à pesquisa e não apenas ao trabalho em sala de aula. Pesquisar também gera grandes benefícios pessoais e profissionais. Exemplo disso foi a mobilidade em Portugal que pude realizar”, indicou.

Orientadora da pesquisa, a Profª Sirley lembrou que a proposta do ENEM é colocar em discussão as novas temáticas e tendências que perpassam a Educação Matemática, seja como campo profissional, seja como campo de pesquisa, e destacou a participação do IFRO no evento. “Certamente contribui para que o nome do IFRO desponte como uma referência no desenvolvimento de ações voltadas para o fortalecimento da educação”, ressaltou.