Semana Pedagógica 2023 de Cacoal aborda novas práticas educativas da educação profissional e tecnológica

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 07h21 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 07h22 | Acessos: 111047

Encontro Cacoal 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realiza a Semana Pedagógica 2023 com a temática “Educação Profissional e Tecnológica: um olhar para novas práticas educativas”. A formação começou com a palestra “Princípios da Pedagogia do Trabalho”, com a Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Acácia Kuenzer.

Inaugurando o ano letivo de 2023, a Semana Pedagógica é um momento importante para que os docentes, técnicos e coordenadores de curso possam refletir e planejar o percurso pedagógico do ano que se inicia. Possibilita ainda que os docentes se mantenham atualizados para aplicação de novas metodologias no intuito de criar aulas mais dinâmicas que motivem os alunos.

No evento, ocorrerão as seguintes palestras: Princípios da Pedagogia do Trabalho (Profa. Dra. Acácia Kuenzer) e transmitida pelo canal do YouTube do IFRO no dia 1/2/23. Visita à UFS: contribuições para problematizar a perspectiva tradicional e para construir caminhos de mudanças, com a Profa. Ma. Bárbara Ferreira Fadul e o Prof. Me. Gabriel Tenório dos Santos, no dia 3/2/2023, às 8 horas.

No dia 6 de fevereiro, às 8 horas, será discutido “O papel da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na construção e desenvolvimento dos alunos da Educação Inclusiva”, com a Profa. Dra. Josélia Fontenele Batista (IFRO/Campus Porto Velho Calama). Além das palestras, haverá acolhida, reuniões administrativas, planejamento docente e apresentações culturais.

Estarão presentes as equipes diretiva, pedagógica e docente, que irão tratar das ações realizadas nos anos anteriores e planejamento para o ano letivo 2023, de acordo com o calendário escolar. Haverá ainda momento de atualização das informações sobre os novos estudantes que iniciarão no 1º ano, dos cursos técnicos e superiores, e o diagnóstico obtido no ano anterior. Será ainda um momento de mobilização e reflexão sobre os novos projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidos em 2023. Da mesma forma, oportunizará o planejamento docente que será realizado tendo em vista os conteúdos semestrais e anuais.

Conforme o Chefe de Departamento de Ensino, Leandro Júnior, “os coordenadores dos cursos terão a oportunidade de acompanhar os trabalhos com foco nos planos de curso, e os professores poderão colaborar com sua área de conhecimento em projetos interdisciplinares“. Por fim, será definida a logística de recepção e acolhimento aos estudantes no dia 7 de fevereiro, quando os alunos serão apresentados à equipe diretiva, docente e pedagógica, e farão o reconhecimento das instalações, laboratórios, salas de aula, e também a variedade de plantio e culturas que o IFRO Campus Cacoal cultiva.

Confira abaixo a programação completa da Semana Pedagógica 2023 do IFRO Campus Cacoal:

Quarta–feira, 01 de fevereiro

8h às 8h30m: Acolhida e apresentação do encontro pedagógico 2023/1.

8h30 às 10h30: Palestra Princípios da Pedagogia do Trabalho – Profa. Dra. Acácia Kuenzer - Local (Campus Porto Velho Calama) - transmitida pelo canal do Youtube.

10h30 às 10h50: Intervalo.

10h50 às 11h30: Apresentação das ações do campus – Direção-Geral.

13h30 às 16h30: Reunião Pedagógica Administrativa (Setores do campus).

Quinta-feira, 02 de fevereiro

8h00 às 11h00: Bate-papo com o DAPE (Equipe DAPE).

Vespertino: Planejamento Docente.

Sexta-feira, 03 de fevereiro

8h00 às 11h30: Visita à UFS: contribuições para problematizar a perspectiva tradicional e para construir caminhos de mudanças (Professora Ma. Bárbara Ferreira Fadul e Professor Me. Gabriel Tenório dos Santos).

13h30 às 16h30: Visita à UFS: contribuições para problematizar a perspectiva tradicional e para construir caminhos de mudanças (Professora Ma. Bárbara Ferreira Fadul e Professor Me. Gabriel Tenório dos Santos).

Segunda-feira, 06 de fevereiro

8h00 às 10h00: O papel da Educação Profissional Tecnológica – EPT na construção e desenvolvimento dos alunos da Educação Inclusiva (Profa. Dra. Josélia Fontenele Batista).

10h00 às 12h00: Exposição eventos 2022 e Apresentação Cultural (Profa. Dra. Talita Freitas Filgueira de Sá e Prof. Me. Rivaldo José de Souza Silva).

Vespertino: Planejamento Docente.

• Encontro-Cacoal_1