Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados está com a prestação de contas aprovada

Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 10h48 | Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 16h12 | Acessos: 123267

laboratorio de solos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, tem Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados com prestação de contas aprovadas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O valor do convênio é de R$ 768.093,04. O Laboratório vem atendendo a estudantes, professores, agricultores e demais produtores rurais de municípios da região de Cacoal.

A resposta foi enviada na última sexta-feira (13/1), após quase dois anos de análises com o Laboratório em funcionamento. A prestação de contas foi aprovada sem restrições. Conforme Convênio de Cooperação Técnica e Financeira 29/2018, além da aquisição de vários equipamentos de última geração para equipar o Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados, também estava prevista uma série de ações de cunho técnico. Entre elas, a realização de palestras sobre a importância das análises de solos, foliares e metais pesados para produtores; o desenvolvimento de projetos de pesquisa acadêmica voltados para o aprimoramento da produção de café; o mapeamento do nível de fertilidade das áreas produtoras da Indicação Geográfica Café Matas de Rondônia; e avaliação de impacto da expansão do Laboratório, que foram realizadas durante o período de 2019 a 2021.

Parceria

O Convênio de Cooperação Técnica e Financeira 29/2018, celebrado em 3/12/2018 entre a ABDI e o IFRO, foi no valor de R$ 768.093,04 para equipar o Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados do IFRO Campus Cacoal. A prestação de contas aprovada em janeiro de 2023 e a sua publicidade mostram a importância do serviço público mediante a realização do projeto exitoso, que beneficia o corpo docente, o corpo discente e os produtores rurais da região da cidade de Cacoal.

Conforme o Diretor-Geral Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, “durante um ano e oito meses, entre idas e vindas a Brasília e várias reuniões, conseguimos realizar esse convênio com a ABDI, com um valor substancial quando analisamos que foi a ação de um campus. Conseguimos adquirir os equipamentos, realizar todas as atividades propostas, atender os cafeicultores inseridos na Indicação Geográfica ‘Matas de Rondônia’ e agora receber a notícia do Analista de Produtividade e Inovação Antonio Tafuri de que ‘[...] de qualquer forma, quero lhe dar uma boa notícia... a Prestação de Contas foi aprovada pela DIREX/ABDI essa semana’, isso representa mais um dever cumprido e mais uma conquista ao IFRO, pois abre a possibilidade mais parcerias”.

Para conhecer o Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados do IFRO Campus Cacoal assista aos vídeos de apresentação, disponíveis nos links abaixo. No segundo vídeo, o Diretor de Ensino, Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas, explica o funcionamento do Laboratório:

• laboratorio-IFRO-Cacoal-1
  • laboratorio-IFRO-Cacoal-2