Discente do IFRO Campus Cacoal é selecionado para intercâmbio no Japão

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h44 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h49 | Acessos: 228409

O discente do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, Carlos Daniel Domingues Eleotério, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, ficou entre os selecionados no edital de estudantes para participação no Sakura Science High School Program (SSHP). O SSHP convida alunos de excelência do Ensino Médio e supervisores de países estrangeiros (principalmente da Ásia) para o Japão por uma semana para participar dos programas de intercâmbio coordenados pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST).

O objetivo do programa é fazer contribuições para o desenvolvimento da ciência e tecnologia global, apoiando os excelentes talentos do exterior que as universidades/instituições de pesquisa e empresas no Japão desejam, aumentando o interesse dos alunos do Ensino Médio pela Ciência e Tecnologia Japonesa.

Durante a duração do programa, no Japão, de 6 a 12 de novembro de 2022, o estudante do Campus Cacoal participará de várias atividades, incluindo: participação em aulas especiais ministradas por cientistas de renome, incluindo ganhadores de Prêmio Nobel; visita a universidades e institutos de pesquisa japoneses proeminentes; atividades sociais com estudantes japoneses do Ensino médio; visita a embaixadas no Japão; experiência da cultura japonesa e da cultura dos demais países participantes.

O Processo seletivo aconteceu a partir da escolha de 3 participantes da rede federal de Ensino com: maior quantidade de premiação em eventos técnico-científicos, como olimpíadas científicas, por exemplo; melhor histórico escolar;  maior participação em projetos de pesquisa e extensão; maior participação em apresentação de seminários, palestras, congressos ou eventos científicos; maior participação em cursos e oficinas. Além de uma prova na qual foi avaliado o conhecimento gramatical e linguístico do aluno sobre a língua inglesa e a familiaridade do aluno com o parceiro (Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia) e temas da ação, o envolvimento do aluno com a Instituição de origem, histórico e perfil do candidato, junto com seus motivos para participação.

Carlos relata que essa experiência terá um impacto relevante não só na sua vida profissional como também pessoal. “Representar Rondônia e o Brasil nesse programa será, sem dúvidas, um gigantesco componente curricular, que, somado com os conhecimentos que serão passados para mim durante o programa, irá me ajudar muito a conseguir ser um pesquisador e comunicador científico, o que resultará, em um futuro breve, na contribuição do avanço científico-tecnológico regional e nacional, além de colaborar na criação de boas políticas públicas na área da educação. Essa experiência irá marcar minha vida, somando na minha carreira independentemente da área que eu vá seguir, além de ser uma grande realização pessoal e motivo de orgulho para os meus pais. Eu venho construindo um currículo acadêmico e profissional, com o objetivo de ser um estudante hábil de representar o Brasil fora, desde o Ensino Fundamental, e acredito que essa primeira viagem ao Japão irá me ajudar muito a conseguir participar de outras missões internacionais de ciência e tecnologia. Sou grato ao Professor Dr. Aguinaldo Pereira, que apoiou, deu suporte e auxiliou-me durante todo o processo seletivo, além de auxiliar agora, com os trâmites de viagem. Agradeço meu pai e minha mãe pelo apoio fora da escola, que foi crucial”, destaca.

Aos que quiserem acompanhar o andamento da viagem, além de tomar conhecimento das oportunidades ofertadas pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia, ou qualquer outra instituição fora do Brasil, para brasileiros, pode acompanhar o perfil do discente via Instagram: https://www.instagram.com/deleoterio.carlos/