Campus Cacoal recebe estudantes de escolas da região em projeto de extensão

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2022, 18h13 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2022, 18h13 | Acessos: 200713

Visita CacoalO Departamento de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Depex/IFRO), Campus Cacoal, juntamente com as coordenações de curso e alguns alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, está desenvolvendo o projeto de Extensão #VemproIFRO.

A ação consiste em receber a comunidade e/ou estudantes das escolas das redes municipal, estadual e/ou particular de Cacoal e região, através da operacionalização de visitas guiadas aos setores do campus.

Segundo a Chefe do Depex, Ágatha Zemke, “buscamos apresentar as estruturas do IFRO Campus Cacoal à comunidade em seus diversos segmentos, além de realizar a integração entre ensino, pesquisa e extensão e servir de espaço para divulgar e promover o IFRO Campus Cacoal como opção de ensino para futuros alunos”.

Na quarta-feira (17/8), o campus recebeu a visita da Escola Clodoaldo Nunes de Almeida. O grupo era composto de 24 alunos de ensino médio e três professores. A visita foi iniciada pelo prédio administrativo, com apoio da Bibliotecária Fernanda Cavalcanti. Os estudantes também puderam conhecer os laboratórios de café, química e de solos, guiados pela Técnica de Laboratório, Aline Gomes. Em seguida os estudantes foram encaminhados ao laboratório de informática, sob a orientação da Professora Adriana Rigolon.

Tatielle de Souza Carlos, discente da escola visitante, conta que tiveram uma tarde proveitosa no campus: “ao chegarmos ao Instituto, tivemos uma recepção calorosa e aproveitamos cada minuto lá muito bem, conhecemos o local completo, as salas de laboratório, a fazenda, a horta e foi tudo muito encantador. Agradeço a Agatha pela recepção e ter tirado tempo para nos mostrar tudo e também aos professores que explicaram sobre os cursos superiores”.

Após conhecerem a estrutura física interna, foi a vez dos visitantes fazerem um tour pela horta, plantações em geral e toda a parte de produção animal. Para o professor da Escola Clodoaldo Nunes, Gunnar Gabriel Zabala Melgar, “a oportunidade de visitar o Instituto Federal, com as turmas de 3º ano, foi uma experiência ímpar para a perspectiva acadêmica de nossos estudantes, especialmente quando nos deparamos com sua estrutura física e um corpo técnico de excelência”.

Jéssica de Morais Vasconcelos também compartilha do depoimento do professor da escola. “A visita ao IFRO foi muito interessante. Os laboratórios da instituição são bem equipados, excelentes para um bom aprendizado. A estrutura mostra que os estudantes têm todo o amparo necessário”. Ao final, os alunos e servidores da Escola Clodoaldo foram atendidos pelos coordenadores dos cursos superiores. Esse momento foi de apresentação dos cursos e também de esclarecimentos sobre o processo seletivo da instituição.