Campus Cacoal desenvolve atividades transdisciplinares na licenciatura em Geografia

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 16h53 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 16h55 | Acessos: 48473

geo3

Nos dias 12 e 19 de maio, os acadêmicos do 5º período do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, e os professores Gabriel Tenorio dos Santos e Graziela Tosini Tejas, realizaram visitas técnicas a duas unidades escolares, sendo a primeira no Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (CENTEC ABAITARÁ), localizado na RO-010 – Km 32, Pimenta Bueno (RO), e a segunda na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Clodoaldo Nunes De Almeida, localizada na área urbana de Cacoal.

Na tentativa de responder aos problemas gerados pela fragmentação da educação, foi proposta esta atividade na formação inicial dos licenciandos na perspectiva da transdisciplinaridade. Sendo assim, para além do que está nos níveis de realidade individual dos componentes curriculares “Gestão Escolar” e “Metodologia de Ensino de Geografia”, o pensamento transdisciplinar possibilita pensar o que está entre, nas fronteiras, isto é, através ou para além das disciplinas.

Neste sentido, segundo o Professor Gabriel e a Professora Graziela, a proposta atrela o conhecimento produzido nas duas disciplinas para confrontar a realidade escolar, possibilitando reduzir o abismo criado no imaginário dos formandos entre teoria e prática.

Assim, o objetivo das visitas foi perceber como as escolas se articulam administrativa, financeira e pedagogicamente para oportunizar que as metodologias de ensino, enquanto parte do trabalho docente, efetivem-se.

Com os dados coletados por meio de registros escritos, fotográficos e audiovisuais, os acadêmicos deverão elaborar um único relatório, de forma colaborativa utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que será entregue aos dois componentes curriculares como requisito parcial a ser avaliado para compor a nota no final do semestre.

• geo1
  • geo2