Discentes do Campus Cacoal avançam de fase na Olimpíada Brasileira de Biologia

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 11h37 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 11h37 | Acessos: 63445

Prova OBB no Campus Cacoal 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, está com alunos concorrendo na XVIII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Em Rondônia, 1.847 alunos fizeram a 1ª fase, escolas públicas e privadas. Do Campus Cacoal, foram 96 alunos que fizeram a 1ª fase. No estado, 20 passaram para a segunda fase, sendo apenas quatro de instituições públicas e, desses, três são do Campus Cacoal.

Para chegar à 2ª fase era necessário no mínimo 18 acertos em 30 questões. E muitos alunos do IFRO obtiveram mais de 15 acertos. Para o professor de Biologia do Campus Cacoal, José Anchieta de Almeida, “avaliações externas como a OBB servem para que possamos ver nossas estratégias de ensino e para oportunizar que nossos discentes realizem exames a nível nacional. Agradeço a participação de todos os alunos do campus e aos colegas servidores, professor Mateus e a técnica Gilvane no auxílio da aplicação da prova”.

A aluna Thiciany Fortunato, do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, comenta que sempre gostou de participar de atividades e olimpíadas de conhecimentos: “Foi a primeira prova que realizei após o retorno das aulas presenciais e estava bem difícil, o que fez com que eu ficasse um tanto insegura a respeito do resultado. Eram 30 questões na primeira fase, feitas para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, ou seja, tinha um alto grau de dificuldade e possuía conteúdos que eu ainda não conhecia. Ainda assim, consegui ir para a 2° fase e, mesmo se não passar, fico feliz por não ter perdido a oportunidade de realizar a prova”, diz.

A OBB é um projeto voltado para estudantes de ensino médio, organizado pelo Instituto Butantan, com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas de Biologia e Ciências. Segundo o site do evento, a relação entre aspectos ambientais, científicos e tecnológicos na busca de possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas ganharam destaque na atualidade, por este motivo a XVIII OBB promoveu o envolvimento de docentes e discentes em temas de interesse social.

• Prova_OBB_no_Campus_Cacoal_1
  • Prova_OBB_no_Campus_Cacoal_2