IFRO Campus Cacoal lança obra do concurso literário de contos

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 08h39 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 09h00 | Acessos: 52375

Campus Cacoal livro

Na quinta-feira (07 de abril), foi lançada a obra "ViVaS: Caligrafias Negras". O livro é fruto do I Concurso Literário de Contos organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Concurso visava a seleção e publicação de dez textos produzidos por mulheres negras e indígenas residentes de Rondônia ou Mato Grosso há mais de doze meses. A live de lançamento pode ser conferida no Canal do IFRO Campus Cacoal no Youtube, através do link:  https://youtu.be/-OiKcQ7O_tE.

Sendo parte de uma ação de ensino e extensão, a realização do concurso e publicação da obra contou com apoio de diversos setores: a) O Departamento de Extensão do Campus Cacoal contribuiu com o valor de R$ 2.500,00, o qual foi usado como contrapartida à cessão temporária dos direitos autorais das autoras dos contos; b) A Editora da UNEMAT cuidou da diagramação, organização e correção linguística da obra; c) A Pró-Reitoria de Ensino do IFRO concedeu o valor de R$ 6.000,00, empregado para financiar a impressão de 500 exemplares da obra. Desses, 20 foram entregues para as autoras (2 para cada) e os demais foram doados para escolas públicas de Rondônia e Mato Grosso.

O projeto foi iniciado em agosto de 2020 e contou com várias etapas de execução que culminaram na publicação e divulgação da obra. Inicialmente, deu-se a elaboração do edital e seleção dos contos. Nesse processo, os contos inscritos foram enviados sem indicação de autoria para uma banca composta por mulheres escritoras, a qual realizou a leitura e escolha dos textos que seriam publicados. Após essa ação, os textos foram organizados e enviados para a Editora que iniciou o tratamento dos textos para publicação. Paralelamente, os textos foram lidos e discutidos pelas alunas que participavam do projeto. Orientadas pela coordenação do projeto, desenvolveram roteiros de entrevistas para cada escritora. Essas entrevistas foram gravadas em vídeos curtos de aproximadamente cinco minutos e publicadas semanalmente no canal do Campus Cacoal no YouTube: https://bit.ly/3LQCjFy. "As alunas participantes estiveram envolvidas em todos os processos do projeto. Isso é muito importante para a formação delas, pois puderam não só ler e se identificar com os textos literários, mas também ter contato e aprender sobre elaboração de edital e gestão do recurso público", é o que destaca Jeciane de Paula Oliveira, idealizadora do concurso.

O objetivo da ação é potencializar as vozes das mulheres escritoras. O intuito é que a obra alcance a comunidade e se torne objeto de projetos de pesquisas em literatura no futuro. Embora o projeto também objetivasse alcançar mulheres indígenas, não houve inscritas no concurso. A Comissão Organizadora declara na apresentação da obra: "Apesar da divulgação nas mídias sociais e de um longo período de inscrições (três meses), o Concurso não obteve, em plenitude, o resultado esperado, pois não houve candidatas indígenas inscritas, todas as inscritas foram mulheres que se autodeclararam negras. Se por um lado, essa situação marca um desejo evidente das mulheres negras em terem as suas escritas visibilizadas, revela também que o universo acadêmico ainda se mantém distante, de certo modo, das mulheres indígenas. Em face desse cenário, é indiscutível que ainda serão necessárias outras ações, caminhos e linguagens para que ocorra a aproximação e, principalmente, uma autocrítica institucional para se pensar sobre o real papel das instituições acadêmicas diante dessa problemática".

A versão digital da obra pode ser visualizada por meio do link: https://bit.ly/3uvgcyL. São as autoras: Camila Rodrigues Francisco, Elaine Márcia Souza Rosa, Eliane da Silva Deniz, Elizabete Batista Ferreira Marques, Gracielle Fabiane de Arruda Costa, Joely Coelho Santiago, Luciene Teodoro das Chagas, Miriã da Silva Campos, Patrícia Pereira da Silva, Vanessa Souza Batista. Equipe responsável pelo Concurso: Membros da Comissão Organizadora: Jeciane de Paula Oliveira (Docente/IFRO), Laelba Silva Batista (Docente/IFRO), Agnaldo Batista da Silva (Docente/UNEMAT). Membros da Comissão Executora: Rodrigo Avelino Araújo (Técnico em Laboratório/IFRO), Amanda Thaynara Santos Cardoso (Bolsista/IFRO), Amaraya Rayssa Costa Surui (Bolsista/IFRO), Geovana Rafaely Vieira da Fonseca (Discente/IFRO), Gilson Divino Araújo da Silva (Docente/IFRO), Joseane Soesade Surui (Discente/IFRO), Kawanne de Azevedo Timblas (Discente/IFRO), Laura Silva dos Santos (Discente/IFRO), Maria Vittória Souza Rodrigues (Discente/IFRO), Ana Claudia Servilha Martins (Doutoranda/UNEMAT).