Estudantes do IFRO Campus Cacoal são medalhistas em campeonato de Xadrez

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 12h17 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 12h17 | Acessos: 79186

Estudantes do Campus Cacoal premiados no Xadrez 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal, tem representante vencedor no xadrez. Os alunos Ricardo Cesar dos Santos Bandeira, do Curso Técnico em Informática, e Ana Lígia Adélia Mundel Fantin, do Curso Técnico em Agroecologia, participaram da Seletiva Estadual Escolar da Gymnasíade, na modalidade de Xadrez. Promovida pela FEERO (Federação de Esporte Escolar de Rondônia), na Cidade de Cacoal (RO), a competição ocorreu no dia 28 fevereiro de 2022.

Ana e Ricardo garantiram a vaga para participar na fase nacional em Aracaju (SE). A Gymnasíade é um evento esportivo escolar, com diversas modalidades, e define os atletas que irão participar do Mundial Escolar (Gymnasíade 2022) em maio, na França. Ela é considerada um dos maiores eventos esportivos a nível escolar no mundo.

A fase nacional é realizada pela CBDE (Confederação Brasileira de Esporte Escolar) e garante aos alunos-atletas viagem aérea, hospedagem e alimentação para todos os participantes. O evento teve início em 7 de março e a modalidade de xadrez será de 27 a 31 de março de 2022.

Para a Professora de Educação Física, Dhieisi Ebert Bolsanello, que acompanhará os alunos, o retorno presencial das aulas e do esporte escolar já com medalhas é uma grande satisfação: “Fico muito feliz por esse retorno do esporte escolar e retornar com medalhas é sensacional. Foram dois anos muito difíceis para a Educação Física Escolar e ter a oportunidade de acompanhar os alunos nessa competição, tenho certeza que será uma experiência maravilhosa”.

Ricardo Cesar, recém-chegado ao Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, descreve os seus sentimentos e expectativas em poder participar da competição. “Sinto que tudo é possível. Minha preocupação não era nem conseguir a vaga na seletiva de xadrez, mas sim convencer a minha mãe para permitir que eu viajasse. Eu acredito que o conhecimento pode te colocar em qualquer lugar, como essa viagem. Estou com várias sensações: nervoso, alegria, ansiedade, uma série de coisas. Às vezes até parece até um sonho”, diz.

Cursando o 3° ano de Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, Ana Lígia comenta suas expectativas em relação ao torneio, e também sonhos pessoais que ela poderá realizar durante a viagem: “meus objetivos são representar a minha escola da melhor forma possível. E conhecer o mar! Eu já participei de alguns torneios, mas nunca dessa magnitude. Se possível, eu gostaria de agradecer o Professor de Xadrez Rogério Kester por ser incansável! Eu já havia participado de outros campeonatos de xadrez, porém nunca fora de Rondônia, é uma experiência totalmente nova e as expectativas são de conhecer outras pessoas, um lugar novo e conseguir dar o melhor de mim nas competições pra representar o nosso estado por meio do esporte”.

• Estudantes_do_Campus_Cacoal_premiados_no_Xadrez_1
  • Estudantes_do_Campus_Cacoal_premiados_no_Xadrez_2