Campus Cacoal oferece curso de Português como língua adicional

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 13h08 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 13h08 | Acessos: 72036

English Course Instagram PostEntre os dias 23/2 e 1/3 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, recebe inscrições para o curso on-line de Português como Língua Adicional (PLA) em Rede. Serão selecionadas 48 pessoas, abrangendo discentes estrangeiros não lusófonos matriculados no IFRO e nas instituições parceiras. Além disso, poderão ser contempladas vagas para o setor produtivo, profissionais liberais residentes ou não no país, imigrantes e refugiados.

O curso será totalmente on-line, gratuito e terá como foco o ensino básico da Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil, buscando fortalecer a internacionalização da língua nacional.

São objetivos do Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede: fomentar o ensino da Língua Portuguesa para alunos estrangeiros do IFRO e público externo; possibilitar a aprendizagem de características usuais da Língua Portuguesa em diversos contextos do cotidiano; oportunizar aos estrangeiros não residentes no Brasil novas possibilidades de comunicação na modalidade escrita e oral, valorizando a comunicação elementar da Língua Portuguesa do cotidiano.

“A ação tem uma importância fundamental na nossa região considerando a influência da cultura brasileira na América Latina e demais países. Dessa forma, contribuirá para a inserção internacional do IFRO, abrindo caminhos para futuras parcerias e ampliar a rede de conexões institucionais. Tudo isso só está sendo possível graças à dedicação e competência da equipe do Depex do Campus Cacoal que se dispôs a empreender em tão grande desafio”, afirma Márcio Rodrigues Miranda. Professor e Assessor na Arint (Assessoria de Relação Internacionais da Reitoria do IFRO).

“Aprender outro idioma traz inúmeros benefícios que vão além de uma fluência em outro idioma. Aprender uma nova cultura e socializar com pessoas diferentes fazem parte de uma boa rotina de estudos. Ter a oportunidade de fazer um curso de Português como língua adicional no país onde o idioma é falado é uma oportunidade única. Tenho certeza que será uma experiência maravilhosa para os alunos que farão parte desse projeto”, avalia a Professora e Coordenadora Geral do Centro de Idiomas, Diana Ketlem Paula do Nascimento.

As inscrições serão on-line através do link: https://inscricao.ifro.edu.br/ e o edital está disponível no site do IFRO, podendo ser acessado em https://bit.ly/3h6uYo9.