Professores do Campus Cacoal organizam livro sobre o Ensino de História em Rondônia

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 10h09 | Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 18h47 | Acessos: 70242

Livro CacoalDocentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, organizaram a coletânea “Ensino de História em Rondônia: experiências e perspectivas”. A obra é organizada pelos professores Mauro Henrique Miranda de Alcântara e Gilson Divino Araújo da Silva, com objetivo principal de ser uma publicação que favoreça a pluralidade de ideias, pesquisas e experiências de docentes de História no estado de Rondônia.

Financiado pelo edital de publicação de livros disponibilizado pelo IFRO Campus Cacoal, o livro congrega estudos e relatos de experiência sobre diferentes temáticas do Ensino de História no contexto amazônico a partir das instituições de ensino como o próprio IFRO, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e as escolas de educação básica.

Para o Professor Gilson Divino, o apoio institucional é um suporte de extrema importância para as pesquisas no estado: “graças ao incentivo e a concessão de auxílio financeiro que o Instituto Federal de Educação de Rondônia, Campus Cacoal, à produção científica, conseguimos realizar a publicação dessa obra coletânea, que com apoio dos professores autores conseguimos discorrer sobre as práticas docentes e de pesquisa na área de Ensino de História em Rondônia. É uma alegria ser servidor docente do IFRO, pois, por meio das suas políticas nos permite dar visibilidade às pesquisas em nossas práticas pedagógicas”.

Segundo os docentes, a coletânea Ensino de História em Rondônia: experiências e perspectivas é um convite aos leitores para conhecer e contemplar a potência de projetos de pesquisa, ensino e extensão em uma territorialidade sócio-cultural-ambiental diversa e extremamente competente, compromissada e conectada com as pautas sociais, políticas e educacionais do Brasil contemporâneo.

O livro estará disponível nas bibliotecas dos campi do IFRO.