É ouro! Campus Cacoal tem equipe medalhista na OBAP 2021

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 10h49 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 10h54 | Acessos: 177773

Campus Cacoal Resultados OBAP

A equipe do 3º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Cacoal conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária. A OBAP possui como objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Técnico Integrado/Concomitante e Técnico Subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

O coordenador e professor Leonardo dos Santos Franca Shockness ressaltou o mérito de toda equipe e professores que ministram as disciplinas técnicas desde o primeiro ano do ensino médio. "É muito gratificante ver o sucesso dos alunos, esses fatos nos mostram que estamos no caminho certo e trazem muita felicidade em tempos de notícias no mundo tão difíceis por conta da pandemia", destacou.

O evento acontece anualmente, mas por conta da pandemia não foi possível efetuar um replanejamento no ano passado, acontecendo ao final a transferência da edição para o ano de 2021. Os medalhistas foram: Suzana Valentin, Hebert Lopes e Ana Paula Salleze.

Ana Paula, que cursa o 3° ano B do Curso Técnico em Agropecuária, acreditava que seria muito difícil vencer a competição, “pois havia muitos candidatos, participei pela experiência, claro, com o intuito de ganhar, mas era algo muito distante. Na cerimônia de encerramento veio a surpresa: após a premiação de bronze e prata acabou a esperança de uma medalha, até que na premiação do ouro ouvi meu nome. Foi uma experiência incrível, algo que com certeza interferiu positivamente na minha vida".

O aluno Hebert Lopes, do 3°A do Técnico em Agropecuária, disse que o tempo sempre foi algo precioso para ele. “Com a OBAP, contudo, pude me expor à situação de me provar sobre todos os meus esforços nesses últimos anos na instituição para ver o meu resultado final. No mais, não achei que nossa colocação seria ouro, tanto que após o fim da premiação de bronze e prata sem escutar nossos nomes ficamos bem desanimados. Entretanto, para nossa grande surpresa, conseguimos! Com toda certeza, afirmo, foi uma grande realização e que, claramente, me deu forças para continuar acreditando em mim. Em suma, agradeço aos docentes, ao IF e às colegas Ana e Suzana por me darem essa oportunidade e apoio", contou o discente.

Suzana Valentin, do 3° ano A do Curso Técnico em Agropecuária, comentou que participar da OBAP foi uma experiência incrível. “Já era meu sonho desde 2019, e estava decidida que iria participar em 2020, e então chamei o Hebert e a Ana Paula para participarem e eles não hesitaram em dizer que sim. Entretanto, devido a pandemia, a edição foi adiada, mas nada que fizesse a gente desistir de tentar. E tentamos! E conquistar a medalha ouro foi algo que nos surpreendeu muito porque não estávamos esperando que conseguiríamos tal colocação, e foi mérito nosso. Nos dedicamos muito para essa olimpíada, enfrentamos dificuldades durante a realização da prova [queda de energia e internet], mas demos o nosso melhor, o que resultou nessa conquista. Por fim, meus sinceros agradecimentos ao IFRO e todo o corpo docente que foi responsável pela construção de todo o nosso conhecimento técnico, em especial ao professor Leonardo Shockness que nos orientou nessa fase", agradeceu a estudante.

Mais informações sobre o evento e outras premiações podem ser conferidas através do site: https://obap.ifsuldeminas.edu.br/.