Práticas sobre educação especial é tema de evento promovido pelo Campus Cacoal

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 12h01 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 07h33 | Acessos: 76052

arte de divulgacaoO I Webinar de Educação Especial para Inclusão Escolar do Instituto Federal de Rondônia, Campus Cacoal, será realizado com o tema “(Re)pensando os discursos e práticas acerca da educação especial na perspectiva inclusiva”. Realizado por discentes do 6º período da Licenciatura em Geografia, o evento é coordenado pelo Professor Gabriel Tenório dos Santos.

A primeira proposta consiste num diálogo com a Professora Doutora Dulcilene Saraiva Reis e versará sobre Educação bilíngue para surdos, considerando que o mês de setembro é muito especial para comunidade surda, devido as seguintes datas comemorativas: 23 de setembro – Dia Internacional da Língua de Sinais; 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo (Lei 11.796 de 29 de outubro de 2008); Dia 30 de setembro – Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Libras.

Para o Professor Gabriel, “embora a atenção a essa modalidade esteja presente nos cursos de formação inicial, entende-se que, diante do cenário diverso de pessoas e necessidades que ocupam a escola, as discussões em sala de aula não são suficientes. Evidentemente, considerando o tempo de formação (quatro anos), o licenciando terá noções básicas, quase sempre superficiais, sobre as diferentes deficiências (físicas, intelectuais, mentais e sensorial) que, infelizmente, não o preparará para enfrentar a realidade da atuação. De fato, a formação inicial não garante isso. Nesse sentido, as instituições de ensino que formam esses futuros professores são responsáveis por oferecer a maior quantidade de situações formativas capazes de projetar o máximo de impressões reais dos contextos diversos de atuação”.

Para receber certificação é necessária a inscrição através do formulário https://forms.gle/gXdPZziU2EssC7PZ8. O Webinar acontecerá dia 30 de setembro, às 19 horas, pelo canal do IFRO Campus Cacoal no YouTube, com transmissão ao vivo.