Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Cacoal realiza análise de solos e apoio técnico aos cafeicultores

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 10h45 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 10h45 | Acessos: 50541

Atividades do Laboratório de Análises em CacoalO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, desde que inaugurou o “Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados” tem realizado o projeto de análise do solo. O Laboratório foi inaugurado no mês de junho deste ano, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Num primeiro momento, a análise está sendo feita para os cafeicultores inseridos na área delimitada pela Indicação Geográfica – IG “Matas de Rondônia”. Na última semana, após a realização da análise de solos pelas Técnicas Aline Gomes e Gilvane Lima Sobrinha Gomes, utilizando os equipamentos de última geração adquiridos, os Agrônomos Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas e Fernando Silva Cardoso estiveram na propriedade de Ronaldo Bento. Espaço do premiado café “Dom Bento”, na propriedade foram interpretados os dados da análise de solos e o proprietário orientado sobre as correções necessárias.

De acordo com o Diretor-Geral do IFRO Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, “no intuito de desenvolver os arranjos produtivos locais, sociais e culturais, onde nosso campus está inserido, iniciamos esse projeto que sonhamos desde 2015 e que agora se torna realidade, o da estruturação do Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados, da realização da análise de solos aos cafeicultores e principalmente do apoio técnico, tendo como objetivo a melhoria da qualidade e a maior valorização do café da nossa região”.

 

Laboratório de Solos

A expansão e a reestruturação do Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados do Campus Cacoal ocorreu por meio Convênio de Cooperação Técnica e Financeira 29/2018 entre a ABDI e o IFRO, celebrado em 3/12/2018, aditivado em 17/11/2020 e válido até 3/12/2021. O valor total de recursos para a reestruturação do Laboratório do IFRO foi de R$ 768.093,04, com aporte financeiro da ABDI e mais contrapartida econômico-financeira do IFRO.

A iniciativa é fruto de um diagnóstico realizado na região de Cacoal, no início de 2017, no âmbito de programa de desenvolvimento produtivo e inovação regional adotado pela Agência, naquela época. A cadeia agroindustrial do café foi considerada prioritária e, em 2018, foram elaborados dois projetos complementares e sinérgicos para a reestruturação do Laboratório do IFRO Campus Cacoal, e a Indicação Geográfica Matas de Rondônia. Ambos os projetos contaram com plena participação e validação por atores públicos e privados, representantes da cadeia do café na região e no país.

Saiba mais sobre o Laboratório nas matérias anteriores que podem ser acessadas nos seguintes links:

Produtores locais serão beneficiados com novo Laboratório de Solos no IFRO Campus Cacoal

Campus Cacoal inaugura Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados no dia 1º de junho

Técnicos do IFRO Campus Cacoal realizam capacitação no Laboratório de Solos do Campus Colorado

Fim do conteúdo da página