Campus Cacoal tem oito discentes medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 20h02 | Última atualização em Quinta, 20 de Mai de 2021, 16h29 | Acessos: 120971

Campus Cacoal Medalhistas OBA MOBFOG 13

Oito estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Devido à pandemia, em 2020 muitas escolas adotaram o ensino remoto, outras continuaram no sistema presencial tradicional e outras com um sistema remoto-presencial. Para atender alunos do ensino presencial e do remoto, a prova da 23ª OBA foi realizada de forma on-line. A MOBFOG, por sua vez, foi realizada com a opção de Foguete Virtual, para as escolas que adotaram o ensino remoto. Nesse formato, os alunos manipularam características dos foguetes em um software com o objetivo de alcançar a maior distância horizontal.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a  Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Participam da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que na MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

Para a aluna Poliana Fantin, medalhista de ouro na MBFOG, o fato de ter praticado no software de foguetes desde o primeiro ano do ensino médio foi um ponto positivo. "Eu diria que foi muito massa a experiência que tivemos na OBA e na MOBFOG, passamos por diversas ‘emoções’ fazendo os testes, principalmente os de última hora. Além disso, conversar, trocar ideias, experiências, ajudar os rivais, perder por 17 cm, calcular proporção de combustível, enfim, foi um período enriquecedor e divertido demais. Sempre gostei de astronomia, astronáutica, ainda estudo sobre, mesmo depois do período de competir. Quem sabe não sigo no ramo futuramente?", relatou a estudante.

O professor Agmar Aparecido Felix Chaves afirmou que pensou que as edições do evento não aconteceriam. "Há muitos anos as olimpíadas são organizadas no Campus Cacoal pelos professores de Física e colaboradores, no ano passado pensamos que não haveria devido ao ensino remoto, entretanto mesmo com muitas adversidades nossos alunos se destacaram conquistando muitas medalhas para o campus. Fico feliz por ver o desempenho e a dedicação dos nossos alunos, estão de parabéns. Esse resultado só é possível devido ao trabalho de todos os envolvidos, direção, professores e alunos", comentou o docente.

Segundo o aluno Carlos Eleotério, o incentivo dos professores do Campus Cacoal para a participação nos eventos faz toda a diferença em adquirir conhecimentos de maneira diversificada. "É importante que os professores e as escolas divulguem e apoiem a participação em olimpíadas científicas, pois elas abrem várias oportunidades para o crescimento do aluno", reforçou.

Os discentes premiados foram:

Ana Lígia Adélia Mundel Fantin 1 – Prata 1 – Ouro

Andressa de Souza Melo 1 – Prata