Projeto de História do Campus Cacoal produz portal com podcasts

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h26 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h51 | Acessos: 130235

Campus Cacoal Produzindo Histórias

O Projeto de Ensino "Produzindo Histórias", desenvolvido junto aos/às estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado aos Cursos Técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, elaborou um portal com 95 podcasts divididos em 20 temas. A proposta contemplou temáticas que perpassam o período monárquico brasileiro. O projeto teve como leitura de apoio a obra "Brasil: uma biografia", escrita pelas historiadoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Murgel Starling.

O projeto foi coordenado pelo professor Mauro Henrique Miranda de Alcântara e contou com a colaboração dos professores Gilson Divino Araújo da Silva e Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, que analisaram e avaliaram os materiais sonoros produzidos e apresentados pelos estudantes. As gravações estão disponíveis no site https://sites.google.com/ifro.edu.br/produzindohistorias/home.Campus Cacoal Produzindo Histórias 2

No portal é possível encontrar para download os seguintes assuntos: As místicas do Império brasileiro; A crise no Império e o fim do Primeiro Reinado; 1831 e uma segunda independência; A Nova Independência; O Imperador-menino e as Regências; Crises de representação: período regencial; Uma agenda de revoltas; Movimentos políticos na Bahia: Malês e Sabinada; A revolta no Sul: a guerra dos farrapos; A Balaiada; O Segundo Reinado e uma Monarquia nos trópicos; A construção (simbólica) da nação; A vida de Corte; A política no Segundo Reinado; O indígena e o romantismo no Brasil Imperial; O conflito na região do Prata; A campanha abolicionista; As viagens do Imperador; A abolição; O fim da Monarquia e a chegada da República.

Para o professor Mauro Alcantara, "[...] O resultado foi interessante e instigante. Além de produzir material, que está registrado e poderá servir de acervo para usos em sala de aula, também aproximou os/as estudantes, de novas tecnologias e, favoreceu a aprendizagem de novas técnicas e tecnologias para o ensino de humanidades".