Evento IFROMAT do Campus Cacoal publica anais da edição 2019

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 12h26 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 12h29 | Acessos: 36429

Capa Evento IFROMAT em CacoalForam publicados os anais da IV Semana da Matemática (IFROMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal. O evento foi realizado em 2019 e a publicação dos documentos científicos submetidos pelos participantes ocorreu no último dia 11 de junho.

O IFROMAT foi um espaço no qual a comunidade acadêmica, professores e pesquisadores puderam interagir e divulgar trabalhos, relatos de experiências, tecnologias e metodologias aplicadas ao ensino da Matemática, bem como pesquisas e projetos que promovam conhecimento e saberes matemáticos.

Os anais divulgam os trabalhos e experiências compartilhadas durante o evento, que teve como proposta a “Metodologia do ensino da Matemática: desafios e perspectivas na formação docente”. O evento foi gratuito e composto por palestras, sessões orais, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e de relatos de experiências que fomentaram as discussões propostas. Entre o público participante estavam estudantes dos cursos oferecidos no Campus Cacoal, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Educação e Matemática.

Para o Professor Claudemir Miranda Barbosa, “a publicação dos trabalhos é importante para valorizar os trabalhos acadêmicos e pesquisas que professores e acadêmicos realizam na área da Educação Matemática, bem como divulgar as boas práticas de ensino na Matemática, realizados através dos programas como PIBID e Residência Pedagógica do campus”. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) incentiva e valoriza o magistério e o aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica.

O Coordenador da Licenciatura em Matemática do Campus Cacoal, Jorge Werneck, salienta que esse era um desejo antigo dos organizadores do evento: “estamos muito felizes por termos alcançado esse objetivo. Quero agradecer em nome do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Matemática, ao Diretor-Geral Davys Sleman de Negreiros, que sempre apoiou o IFROMAT, ao Depesp e ao Depex, à Direção de Ensino e a toda a comunidade do IFRO Campus Cacoal, mas principalmente a todos os professores, organizadores que nos ajudaram na realização da IV Semana da Matemática (IFROMAT), em especial ao professor Claudemir Miranda Barbosa, que disponibilizou muito do seu tempo na preparação dos trabalhos para a primeira publicação dos anais da IV Semana da Matemática de nosso campus”.

Os anais podem ser acessados através do link https://www.even3.com.br/anais/semanamatematica2019/