Projeto de Pesquisa “Escritas do Vale do Jamari: a literatura ariquemense” realiza primeira entrevista com autor da cidade

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 12h58 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 12h59 | Acessos: 101452

Entrevista Ariquemes Washington Heleno Cavalcante 5O Projeto de Pesquisa “Escritas do Vale do Jamari: a literatura ariquemense” está em desenvolvimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. A primeira ação prática dos estudantes participantes foi a entrevista com o Professor Washington Heleno Cavalcante. A atividade marca o início de uma série de entrevistas a serem realizadas pelos discentes com escritores regionais da cidade de Ariquemes (RO).

O Projeto Escritas do Vale do Jamari foi aprovado no Edital 12/2022-Primeiros Projetos (Ciclo 2022-2023) e possui dois eixos norteadores, que incluem a necessidade de aproximar o ensino de Literatura da cultura local, permitindo que o repertório cultural e literário dos alunos seja ampliado; e estimular os estudantes do ensino médio para desenvolvimento de pesquisa.

A entrevista com o Prof. Me. Washington Heleno Cavalcante teve participação dos discentes do ensino médio: Caio Ferreira Cosmo da Silva (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática), Carolina Santos Araújo (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática), Helena Pereira Souza Seixas (Técnico em Agropecuária) e Sarah Vitória Kotesky Pereira (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática), acompanhados da Coordenadora do Projeto, Mirian de Oliveira Bertotti.

A entrevista ocorreu no dia 27/3/2023, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM III), localizado no Setor 09, em Ariquemes. A pesquisa biográfica sobre o autor, as questões que nortearam a entrevista e a condução da atividade foram responsabilidade dos estudantes pesquisadores, a coordenadora apenas mediou quando necessário.

Washington Cavalcante possui pesquisas acadêmicas e vários escritos sobre os povos originários do Vale do Jamari, os Arikêmes. Na entrevista o professor apresentou o motivo de enveredar nessa temática, como se deu o processo de pesquisa e as dificuldades encontradas durante o percurso. Ressaltou a importância do tema para o enriquecimento cultural da sociedade e falou ainda sobre o desconhecimento da história de Ariquemes pela sua população.

No que tange ao ensino de Literatura brasileira, a Professora Mirian explica que os contributos referem-se aos conhecimentos gerados sobre a literatura regional, seus autores e suas características, mostrando a importância da cultura local para o multiculturalismo brasileiro. “Quanto ao IFRO Campus Ariquemes espera-se a ampliação de sua visibilidade e o cumprimento de ações de pesquisa no eixo da cultura local que aproximem a instituição da comunidade ariquemense”, ressalta.

Com a ação planejada pelo projeto, os agentes da pesquisa, discentes e docentes, serão enriquecidos pelo conhecimento sociocultural e acadêmico proporcionado por tal ação. O projeto ainda contribui com os primeiros contatos que os estudantes do ensino médio terão com a pesquisa acadêmica, concatenando com o tripé que ancora os Institutos Federais: ensino, pesquisa e extensão.

• Entrevista-Ariquemes-Washington_Heleno_Cavalcante_1
  • Entrevista-Ariquemes-Washington_Heleno_Cavalcante_2