Assistência Estudantil do Campus Ariquemes busca formas de comunicação com estudantes em tempos de pandemia

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 11h31 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 11h32 | Acessos: 141074

Reunião Ariquemes Google Meet 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, faz divulgação das possibilidades de auxílios abertas aos estudantes. Em reuniões e vídeos no Youtube a unidade orienta discentes a se inscreverem no Auxílio Emergencial e informa sobre a distribuição de kits de gêneros alimentícios para as famílias.

O cenário de pandemia provocado pela covid-19 obrigou servidores, estudantes e pais a se isolarem socialmente, além de demandar a utilização de ferramentas tecnológicas, como o Whatsapp, e-mails, Google Meet, AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem, o SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) e outras para conseguir manter a comunicação entre a instituição e os estudantes e seus familiares.

Diante desse novo desafio, a área da Assistência Estudantil do Campus Ariquemes precisou ultrapassar a cultura de atendimentos, que na sua grande maioria era presencial, por uma nova forma de atendimento processada totalmente on-line. “Isto tem exigido tanto por parte dos servidores, como dos estudantes e seus pais, um grande esforço para aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas que dispomos no momento”, explica o Coordenador de Assistência Estudantil do Campus Ariquemes, Gutemberg Germano da Silva.

A partir da percepção desta necessidade, a Coordenação de Assistência ao Educando (CAED/Ariquemes) teve a iniciativa de realizar nos dias 02 e 03/07/2020, rodas de conversas on-line, através do Google Meet, com os estudantes dos cursos integrais e dos cursos do período noturno, com o objetivo de orientá-los sobre como podem se inscrever no Edital de Auxílio Emergencial do Campus Ariquemes, que se encontra com o período de inscrição aberto até o dia 14/07/20.

Na reunião também foi informado aos estudantes sobre as distribuições de Cestas Básicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que irá acontecer no Campus Ariquemes nas próximas semanas. “Como resultado desses diálogos on-line, tivemos a ideia de produzir vídeos instrucionais e publicá-los no Youtube, com o objetivo de multiplicar  as informações prestadas para mais estudantes e seus pais”, completa Gutemberg.

No Canal do Youtube estão publicados vídeos instrucionais sobre a Assistência Estudantil do Campus Ariquemes. Já foram publicados quatro vídeos, no Vídeo 1 se apresenta o Edital de Auxílio Emergencial do IFRO/Campus Ariquemes; o Vídeo 2 demonstra os anexos do edital de Auxílio Emergencial do IFRO/Campus Ariquemes; no Vídeo 3 a Assistente de Alunos Patrícia Soares Ferreira apresenta aos estudantes o passo a passo para usar o Sistema SUAP para fazer a inscrição no Edital de Auxílio Emergencial; e o Vídeo 4 trata da distribuição dos kits de gêneros alimentícios para os estudantes do IFRO/Campus Ariquemes.

As ações de auxílio aos estudantes contam com apoio da Direção-Geral e da Direção de Ensino do Campus Ariquemes. “Acreditamos sinceramente que, juntos e unidos, estamos auxiliando diversas famílias que possuem vulnerabilidades sociais e econômicas a atravessarem esses tempos difíceis”, finaliza o Coordenador de Assistência Estudantil.

Para assistir as orientações passadas na Roda de Conversas e outros temas da assistência estudantil do Campus Ariquemes, clique AQUI.

Já os editais de Assistência Estudantil estão publicados AQUI.

• Reunião_Ariquemes_-_Google_Meet
  • Reunião_Ariquemes_-_Google_Meet_2