IV Encontro das Coordenações de Bibliotecas acontece no Campus Ariquemes

Publicado: Domingo, 05 de Junho de 2016, 00h21 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h22 | Acessos: 1433

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está realizando nos dias 01 e 02 de junho, o IV Encontro das Coordenações de Bibliotecas – Ecbib no Campus Ariquemes. O objetivo do evento é capacitar as coordenadoras de biblioteca para o gerenciamento das diferentes frentes de atuação biblioteconômica, além de discutir e consolidar instrumentos norteadores e de apoio às ações de ensino, pesquisa e extensão do IFRO.

O encontro está oferecendo aos participantes a troca de experiências, o planejamento das atividades, o aprimoramento das normas e a gestão informatizada das bibliotecas. Segundo a Pró-Reitora de Ensino, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos, “o evento contribui para melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas do IFRO nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de estruturar e fortalecer a atuação das bibliotecárias frente à demanda e desafios do setor”.

O evento iniciou com uma palestra sobre a importância da informação para o planejamento institucional e para a gestão do conhecimento do IFRO. Logo após, houve apresentações dos planos de ações de 2016 da assessoria de biblioteca, funcionamento e políticas de desenvolvimento de coleções. Hoje acontecem avaliações do processo de implantação do sistema de gerenciamento (Gnuteca). Os principais temas abordados foram a experiência da visita de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e apresentação das ações executadas em 2015 pelas coordenações de biblioteca.

“O foco principal dos eventos da PROEN em 2016 está voltado para ações que garantam a permanência e êxito dos estudantes, que deve ser um compromisso de todos”, finalizou a pró-reitora.