Orgulho Nerd chega à terceira edição em Ariquemes
O município de Ariquemes foi pela terceira vez palco de encontro da cultura nerd. Realizado pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, de 13 a 14 de maio, o Orgulho Nerd (ON 2019) reuniu estudantes de outros campi da instituição. Participaram estudantes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (MSI) do Campus Ariquemes, mais 40 estudantes e servidores do IFRO Campus Porto Velho Calama e outros dez representantes do IFRO 5 Guajará Mirim. E ainda 30 alunos da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, mais a comunidade externa convidada pelos alunos, servidores e familiares.
Foram realizados jogos, palestra, oficinas, salas temáticas, exposição, bandas/cantores, acampamento, exibição de filmes, planetário, barracas de comida e competição de cosplay. O encontro iniciou na noite do dia 13, no Ginásio Poliesportivo Alberi Ferrasso, e prosseguiu no dia 14 no Campus Ariquemes. Na abertura teve apresentação cultural do grupo de dança do próprio Campus Ariquemes, grupo de dança do ventre e competição de Cosplay/Cospobre, ficando em primeiro lugar Marcos Augusto Brito Maciel, sem segundo lugar Maurício da Silva Bentes e em terceiro Bruno Santos Ferreira e Anny Cordeiro Maia.
O Professor de Física do IFAC (Instituto Federal do Acre), Cleyton Assis, trouxe para Rondônia o Planetário Itinerante do IFAC. Ele ainda ministrou duas oficinas ("Construção de foguetes de papel utilizando busca-pé como motor propulsor" e "Construção de foguetes com garrafas pet utilizando bicarbonato e vinagre como combustível") e uma palestra ("Relato de Experiência: 1ª escola do Laboratório Nacional de Luz Síncroton/LNLS"). Para finalizar o evento, foi promovida a Batalha dos Clãs, organizada pelos professores de Educação Física do Campus Ariquemes, conforme Projeto de Ensino "Amazonidades: A gênese dos clãs".
Segundo a Coordenadora do Projeto de Extensão “ON 2019”, Juliane Martinez Galiano, o Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio, sendo uma oportunidade para promover a cultura nerd/geek. Os alunos puderam ainda interagir com colegas, professores e comunidade externa, criando um vínculo maior com o curso. “Esse é o dia que todas as pessoas consideradas nerds ou geeks podem se orgulhar de fazer parte dessa população que vem crescendo a cada dia”, afirma a docente. Também estavam na organização do evento os professores Natanael Augusto Viana Simões e Adalberto Rafael Guimarães.
Redes Sociais