Campus Ariquemes realiza concurso de produção e declamação de poemas

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 10h46 | Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 10h49 | Acessos: 1947

Concurso Entrenos realizado em Ariquemes 8

Servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participaram no dia 20 de setembro da 3ª edição do Concurso Entrenos Expressão Literária: Produção e Declamação de Poemas.

O processo de pré-seleção do projeto da unidade ocorreu no Centro Cultural Lídio Sohn na cidade de Ariquemes. A cerimônia começou às 20h e contou com a apresentação do cantor Marcos Biesek. Logo após começaram as declamações dos alunos. A avaliação parcial foi feita pela banca avaliadora composta pelos servidores Izaqueu Chaves de Oliveira, Enice Gomes da Silva e Adalberto Rafael Guimarães, onde tanto a Declamação quanto a Produção Textual dos poemas de autoria dos Alunos do Ensino Médio foram avaliados.

No dia 27 de setembro foi realizada uma premiação na sala do DEPEX com alunos classificados na primeira etapa. Entre os objetivos do projeto estão: intensificar o gênero poema na produção textual de estudantes e de profissionais da educação em geral como processo de melhoria da leitura e da escrita; ampliar as oportunidades de expressão artística aos estudantes e profissionais da educação em Rondônia; promover a difusão cultural da arte literária a partir da produção local contemporânea.

Para a coordenadora da atividade, Débora Francisca Cayres, o evento foi muito produtivo. “Acompanhamos tanto a criatividade dos alunos quanto sua capacidade artística. Foi um momento de interação muito importante, para poder entender melhor o pensamento e a dor de cada aluno, podendo assim ajudá-los em seus anseios”, disse.

Para a participante do concurso, Jeniffer de Paula Moura, o evento é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, assim como para a valorização da arte. “Permite o encorajamento para os poetas se expressarem, enriquecendo cada vez mais os traços culturais e toda arte em si. A poesia para muitos é uma linda produção artística, mas vai muito além disso, a poesia é em muitas vezes um grito de socorro, um suspiro, repleto de emoções e sentimentos que nos trazem mais próximos da realidade de cada pessoa. Esse incentivo oferecido pelo evento, tende cada vez mais a revelar novos talentos, talentos os quais muitos desconhecem, vai muito além de uma competição, é simplesmente encontro de almas”, revelou.

• Concurso_Entrenos_realizado_em_Ariquemes_1
  • Concurso_Entrenos_realizado_em_Ariquemes_10