Alunos do Campus Ariquemes são selecionados para a fase presencial da OBAP

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 07h53 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 07h53 | Acessos: 2038

classificados OBAP 2018.jpeg

Uma equipe do 2º ano B do Curso Técnico em Agropecuária do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, conseguiu nota suficiente para a próxima fase da OBAP (Olimpíadas Brasileiras de Agropecuária). O evento acontecerá no Campus Bambuí do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), de 14 a 16 de setembro.

A OBAP é composta por duas fases, em que os estudantes realizam provas individualmente, sendo uma fase escolar (online com 40 questões de múltipla escolha) e uma fase final (presencial) em duas etapas: a primeira com várias provas práticas e a segunda uma prova individual, com 20 questões objetivas e quatro questões discursivas. Todas as equipes recebem certificados de participação, sendo que as melhores classificadas recebem medalhas e troféus, além de serem convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na International Earth Science Olympiad (IESO).

A equipe classificada pelo Campus Ariquemes é composta pelos discentes: Lucas Honorato de Oliveira, Marcos Vieira de Oliveira e Ronald Santos de Sousa e está sendo orientada pelo Professor Antonio Neri. Nas provas online, de 01 a 03 de agosto, concorreram às Olimpíadas Brasileiras de Agropecuária outras equipes do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Ariquemes.

Segundo informações do IFMG, a OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais de todo o Brasil, que objetiva estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científicas, colocando-os em situações desafiadoras e estimulando a cooperação e a integração entre eles.

Na disputa nacional, além de estudantes de cursos técnicos em Agropecuária, também participam alunos do ensino médio integrado, concomitante e subsequente, dos cursos técnicos em Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria, entre outros.