Ariquemes sedia segundo Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 13h50 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 13h53 | Acessos: 2869

Foto aérea de Ariquemes

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, realiza entre os dias 22 e 25 de maio, o II SECTEC (Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRO Campus Ariquemes: inovação, desenvolvimento regional e cidadania). A abertura será na terça-feira, 22/05, às 19 horas, com a participação de profissionais da educação, discentes e comunidade acadêmica em geral.

Durante todo o evento ocorrerão palestras, minicurso e mesa-redonda com profissionais nas áreas de inovação, desenvolvimento regional e cidadania. O objetivo do simpósio é estabelecer um espaço dialógico-reflexivo que discutirá as relações entre educação, sociedade e inovação no âmbito das demandas formativas e econômicas de Ariquemes e seu entorno. Nesse sentido, o evento acadêmico-científico almeja refletir sobre o IFRO Campus Ariquemes e o seu papel como difusor de ensino, pesquisa e extensão na região do Vale do Jamari de Rondônia.

Após a cerimônia de abertura, no Auditório do Museu de Arqueologia, ocorre a palestra motivacional “Inovar: por que, para que e para quem?”, com o Coordenador de Inclusão Social e Produtiva da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), Jairo Tschurtschenthaler Costa. No dia 23, a partir das 14 horas, será realizado o minicurso “Uso de bacteriófagos na conservação de alimentos e uso de proteínas estruturadoras de gelo na conservação de alimentos congelados”, com Michelle Silva.

E às 19h30, será a vez dos minicursos: “O Ensino e a Aprendizagem na Educação Brasileira”; “Entre tradição e inovação, entre ciência e diplomacia: a questão do Acre, suas lições e múltiplas implicações para o Brasil: do passado ao presente”; “Alfabetização científica”, com Maria de Fátima Vieira Nowak; “Senciência e Bem-estar de Animais Aquáticos”; e “Introdução à estatística experimental”.

Ainda na noite de quarta (23), às 19h30, será ministrada a oficina “Ensino de Ecologia no pátio da escola”, com o professor Márcio Miranda.

Confira o restante da programação:

Dia 24 (Quinta-feira)

14h-17h - Minicurso

-          Integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF). Rafael Henrique Reis (IFRO/ Colorado)

Local: Miniauditório do IFRO/Campus Ariquemes

14h-17h - Metodologia da Pesquisa Científica aplicada à Educação Básica - Maria de Fátima Vieira Nowak (INPA)

19h - 21h - Mesa-redonda

Inovação, educação e desenvolvimento regional - Márcio Rodrigues Miranda (IFRO/ NIT), Rafael Henrique Reis (IFRO/ Colorado), Maria de Fátima Vieira Nowak (INPA) e Claudinei de Oliveira (DEPESP/IFRO/Ariquemes).

21h - 22h30 Palestras

1. Projeto Robótica Educacional: O uso do robô LEGO como prática inovadora no ensino de matemática - Fabiann Mathaus (IFAM/Campus Lábrea);
  2. ONLINE (MCONF): Tecnologias Sociais - Santiago Pavani (PUC/ RS);
  3. Mapa conceitual e Didática - Francisco Magalhães/IFRO/Ariquemes;
  4. ONLINE (MCONF): Aprimoramento genético - William Pizzaia;
  5. Inovação tecnológica e barbárie - Robinson Schoaba - IFRO (Jaru);
  6. Mobilidade estudantil internacional - Ivanildo Guilherme Henrique e Stefany Ancker
  7. Impressão 3D como tecnologia em aplicações educacionais - Clever Stein/ Calama;
  8. Mapeamento de APLs - Sergio Francisco Loss Franzin;
  9. Modelos internacionais de educação. Acadêmicas Ana Paula Soares e Júlia Moraes Bratek

Dia 25 (Sexta-feira)

14h - 17h Minicurso - Óleo essencial para o controle de microorganismos em seres vivos - Gleison Serafim Justino - IFRO (Colorado);

- A pesquisa científica sob a ótica da engenharia agronômica. Acadêmico Ivanildo Guilherme Henrique. Local: Auditório do Museu

14h - 17h Oficina de Mapeamento de APLs. Sergio Francisco Loss Franzin. Local: Auditório do Museu de Arqueologia

19h - 22h30 Apresentação de trabalhos científicos (Banners e Comunicações Orais)

Apresentação Musical