Campus Ariquemes promove caminhada ecológica

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 13h10 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 08h46 | Acessos: 2730

Caminhada ecológica 2018 IFRO Ariquemes

Servidores, alunos e demais interessados em atividade física e contato com a natureza realizaram caminhada ecológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. O percurso feito nos dias 15 e 16/03 na sede do campus até a cachoeira Batistão, todo trajeto situado em área própria do IFRO.

A ação integra os Jogos Internos do IFRO Campus Ariquemes (JIIFA), como uma forma de incentivo e promoção da saúde e bem-estar, para que de forma atrativa e interativa pratiquem atividade física em um espaço que proporciona o contato direto com a natureza. Além de contemplar a paisagem que dispõe o Campus Ariquemes, os participantes foram incentivados a atividades físicas como instrumento para uma vida saudável e à preservação ambiental e sustentabilidade por meio do contato direto com a natureza. A concentração foi realizada na quadra poliesportiva do campus, com saída às 8h30.

De acordo com o estudante do 3º ano do Curso Técnico em Informática, Douglas Nonato Amorim, a cachoeira do Batistão é um de seus ambientes preferidos no campus, sendo sempre um passeio inesquecível. Ele explica que desenvolve projeto de pesquisa voltado para a área da Biologia, “pois eu amo estar em contato com a mata, gosto muito de fazer pesquisa”, e desta forma aproveitou para mostrar aos demais alunos esse outro lado do IFRO.

Para a professora de Educação Física, Andressa Lima da Silva, essa atividade é muito divertida além de proporcionar o contato direto com a natureza, em espaços que de repente no dia a dia escolar tornam-se limitados aos alunos e que através deste projeto tornam-se acessíveis. “Subidas, descidas, retas e curvas remetem aos participantes um caminho repleto de desafios e belezas, onde todos querem seguir caminhando passo a passo para verem essas maravilhas que a caminhada proporciona”, afirmou. Na atividade também estavam as Biólogas Samara Arcanjo e Marcia Mendes, que no decorrer da caminhada tiravam dúvidas da área da botânica e zoologia.

O Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Claudinei Carvalho Recco, argumenta que o “Campus Ariquemes é muito rico e extenso, temos uma vasta área de plantações e um remanescente de floresta com lindas cachoeiras. No entanto, a maioria dos alunos acaba conhecendo apenas a parte onde estão localizadas as salas de aulas e demais dependências como quadra, laboratórios e refeitório”. O professor Claudinei é da área de Filosofia e analisa ainda que a caminhada ecológica, além de proporcionar “aos participantes um conhecimento mais amplo sobre as dependências do campus, nos proporciona uma maior interação com a natureza e, consequentemente, uma sensação de relaxamento e paz de espírito. Se faz necessário, às vezes, sairmos de nossas rotinas e contemplar o que a natureza tem de belo a nos oferecer”.

• Caminhada_ecológica_2018_IFRO_Ariquemes
  • Caminhada_ecológica_2018_IFRO_Ariquemes_10