Campus Ariquemes realiza Simpósio Tecnológico de Alimentos

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 08h08 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h24 | Acessos: 2419

I Simp Alim Ariq gincana 2

O primeiro Simpósio Tecnológico de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, foi realizado nos dias 7 e 8/11. Participaram servidores da coordenação, estudantes e professores do Curso Técnico Integrado de Alimentos e comunidade externa.

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras com profissionais da área e também com alunos egressos, como forma de conhecer o mercado de trabalho a partir da visão de cada palestrante. O projeto se inspira no Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, e traz a visão de profissionais da área de alimentos que demonstram a importância da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso técnico.

Na opinião do discente João Vitor de Souza Lima, do 1º B do Técnico em Alimentos, o evento integrou as turmas e promoveu a socialização de forma lúdica e descontraída. Para o coordenador de curso, Rudimar Giordani Junior, o resultado foi positivo para o primeiro Simpósio e com certeza haverá outras edições. Na opinião do coordenador do evento, Akikazu Pereira Takeuchi, os alunos se engajaram no evento tanto na participação no Simpósio como na exposição dos trabalhos de gestão ambiental e de processamento de alimentos.

Entre os temas abordados durante o Simpósio estavam: Mercado de Trabalho para o Técnico em Alimentos; Como se comportar na entrevista para o primeiro emprego; Visão Profissional do Egresso; Micro empreendedor individual em doces. Já os minicursos foram sobre Controle de Qualidade da Água e Processamento de Pescado.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de expor produtos alimentícios desenvolvidos em aulas práticas de disciplinas como Inovações Tecnológicas de Alimentos, Empreendedorismo e Técnicas do Processamento de Alimentos, com o processamento de frutas regionais: banana, açaí, cupuaçu, laranja, cacau, milho, pêssego, goiaba, maracujá, entre outras.

Também houve apresentações de banners da disciplina de Gestão de Impactos Ambientais relacionados à Indústria de Alimentos, com análises sobre os processos de tratamentos de resíduos dentro do próprio campus. Além disso, os alunos participaram de apresentações musicais e de competição denominada “Gincana dos Alimentos”, com perguntas e atividades de análise sensoriais que visavam fomentar o trabalho em equipe e a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

• I_Simp_Alim_Ariq_-_Exposicao
  • I_Simp_Alim_Ariq_-_Gestao