Alunos de Ariquemes ficam em 3º lugar em Maratona de Programação

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 19h41 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h27 | Acessos: 2273

Competição SBC 2

Uma equipe de programação formada por alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participou no sábado (09) da XXII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A etapa regional de Rondônia foi sediada no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

A equipe Titãs do Norte, composta pelos alunos Thauan Patrick Simião Amaral, Marcos Vinicius Santos Souza e Juber Miranda Cunha do 2º ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, ficou em terceiro lugar, dentre as cinco que competiram em Ji-Paraná.  Os alunos tiveram como técnico o professor Luciano Topolniak.

Projeto

A equipe do Campus Ariquemes foi formada a partir do projeto de ensino intitulado “Treinamento para participação em competição de Algoritmos - CRIA RioInfo”, sob coordenação do professor Luciano Topolniak.

O objetivo do projeto é selecionar alunos para o treinamento e participações em competições de programação em 2017 e 2018. Inicialmente a ação almejava apenas o treinamento para a Competição de Algoritmos, no Rio de Janeiro, a qual os alunos participaram via on-line. Porém, com a evolução dos alunos, o grupo foi inscrito em mais competições.

A equipe Titãs do Norte foi selecionada na maratona interna realizada no evento do Campus Ariquemes intitulado “Dia do Orgulho Nerd”. A equipe também ficou em primeiro lugar na competição de programação entre os campi do IFRO no IV EIIFRO, realizado em Vilhena, em agosto de 2017.

Opiniões

Segundo o coordenador do curso de Manutenção e Suporte em Informática, professor Natanael Simões, as participações em competições colaboram tanto na vida profissional quanto acadêmica dos alunos.

Para o aluno Juber Miranda Cunha, a participação na competição foi uma oportunidade única, principalmente para um aluno do ensino médio, pois caso o aluno faça uma graduação em informática, já teve uma experiência com programação.

O coordenador do projeto, professor Luciano Topolniak, disse que pretende incluir todos os alunos do curso para competir na Olimpíada Brasileira de Informática no próximo ano.

Maratona

A Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é destinada a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática) e conta com fases regional, nacional e mundial.

Nessa edição participaram 831 equipes de 213 instituições de ensino em 50 sedes. A região Norte teve um total de 86 equipes inscritas que concorreram a três vagas para a final brasileira a ser disputada em Foz do Iguaçu em outubro. A sede de Ji-Paraná foi a única em Rondônia.

• Competição_SBC
  • Competição_SBC_2