Campus Ariquemes faz 1ª edição da Semana de Educação para a Vida
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realiza até esta sexta (15), a I Semana de Educação para a Vida. As atividades iniciaram no dia 11 e ocorrem em diversos espaços da unidade, como o ginásio de esportes, auditório do museu e miniauditório.
Segundo a Coordenadora do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas), Vanessa Milani, o objetivo da semana é de debater sobre temas transversais que proporcionem o crescimento do ser humano em todas as esferas de sua vida. Ela considerou muito positiva a integração e a recepção do campus para os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), sendo um aprendizado mútuo. “É um ganho para ambas as partes, para nossos alunos e para eles”, destacou.
Na abertura apresentaram-se dois alunos da APAE, através da dança, e os alunos do Campus Ariquemes jogaram partida de futebol para cegos. Nesta modalidade esportiva os atletas têm seus olhos vendados e jogam se guiando apenas pelo som da bola, que possui um guizo dentro. Na opinião da discente do segundo ano do Curso Técnico em Alimentos, Hiriadne Markoviscz de Oliveira, foi bom o contato com os alunos da APAE, para conhecer mais sobre as pessoas com necessidades especiais. “Eu não os conhecia, mas foi interessante porque através das apresentações eles conseguiram nos transmitir que o essencial é o amor e a alegria, o que não faltava neles. Eles deram uma verdadeira lição de vida para todos que estavam lá assistindo”, disse.
Entre os temas das palestras da programação estão: Depressão e Automutilação, Violência contra a Mulher, Drogas, Alimentações Saudáveis, Suicídio e Vícios da Tecnologia. No evento também ocorre a 5ª edição do projeto de extensão “Cinema e Ciclo de Debates”, com exibição do filme “O primeiro da Classe”.
Durante a solenidade de abertura, a mesa foi composta pelo Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Osvino Schmidt, a Diretora da APAE Ariquemes, Lucy Pazzini, e a Assistente Social Maria Angela Justino Maschio.
Redes Sociais