Estudantes participam de gincana em reserva florestal do Campus Ariquemes

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 20h15 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h24 | Acessos: 2106

Campus Ariquemes 4

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participaram na terça-feira (22) de aula prática, realizada na reserva florestal da unidade. As atividades aconteceram em forma de gincana e tiveram o objetivo de criar um ambiente lúdico de aprendizagem de conceitos da disciplina de Biologia.

Segundo a coordenação do curso, a atividade atendeu os anseios dos alunos em participar de atividades práticas ao ar livre, que contextualizem o que estão aprendendo em sala de aula e que favoreçam o sentimento de valorização dos recursos ambientais da região. “A atividade foi muito gratificante. Os alunos gostaram muito, fiquei orgulhosa, pois eles sabiam todas as respostas. Atividades desse tipo só ajudam no processo ensino-aprendizagem, e pretendo desenvolver muitas outras”, comentou a professora Maysa Matos, que organizou a gincana em parceria com alunos monitores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Uma das monitoras da gincana foi a acadêmica Carini Santos, que aprovou a atividade prática. “Senti-me maravilhada em poder participar de um momento tão bom, onde a brincadeira se tornou aprendizado, onde não só uma equipe saiu vencedora, mas todas, por desfrutarem de cada detalhe encontrado”, disse.

As atividades ocuparam toda a manhã e motivaram toda a turma do curso técnico em Agropecuária. “A atividade mais entusiasmada com relação à natureza que já tivemos. Algo muito criativo e divertido. Amei muito”, falou a estudante Kamilla Rosa.

Dinâmica das atividades

A reserva florestal já possui algumas trilhas utilizadas para pesquisas pelos alunos e servidores do campus. Cinco trilhas foram utilizadas, todas com um percurso de 100 a 128 metros. Cada trilha foi sinalizada com uma cor (azul, rosa, amarelo, vermelho e verde), e a turma foi dividida em 5 grupos, cada um com sua cor e sua respectiva trilha. Em cada trilha havia 6 perguntas sobre as plantas presentes.

As perguntas versavam sobre os mesmos conteúdos trabalhados em sala de aula, referentes ao Reino Plantae, como por exemplo: classificação das plantas e sua morfologia. No decorrer da atividade, os alunos deveriam achar as plantas que continham perguntas, estas sinalizadas com fitas vermelhas.

Os alunos deveriam achar a planta com a fita e responder a pergunta correspondente, que estava em posse do monitor responsável pela trilha.  Cada monitor cronometrou o tempo desde o início até a finalização da última pergunta. O grupo que compeltou o circuito em menor tempo foi o vencedor.

• Campus_Ariquemes__1
  • Campus_Ariquemes__3