Alunos do Campus Ariquemes participam de momentos educativos

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 19h38 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 09h15 | Acessos: 1891

Campus Ariquemes 3

A equipe da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED), por meio do Serviço de Orientação Educacional (SOE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou entre os dias 08 ao dia 11 de agosto, momentos educativos com estudantes dos cursos técnicos de Alimentos, Informática e Agropecuária. Os encontros tiveram o objetivo de promover a sensibilização quanto à importância e a responsabilidade nos estudos, bem como a organização escolar dos estudantes para o decorrer do 2º semestre letivo.

Os trabalhos continuaram no dia 14 de agosto, com os setores de Psicologia/Educacional e Serviço de Orientação Educacional realizando atendimentos individuais. Segundo a Assistente Social do campus, Maria Ângela, os estudantes foram motivados a buscar bons resultados em seus estudos. “Acreditamos que esses momentos com os alunos foram de grande importância, onde eles puderam refletir e ao mesmo tempo elevarem sua autoestima, podendo perceber que são capazes de superar os desafios momentâneos e buscar alternativas para alcançar seus objetivos”, destacou.

No dia 08, os 35 estudantes da Residência Estudantil participaram de uma palestra com a Pedagoga e Orientadora Educacional, Elisângela de Carvalho Franco, cujo objetivo foi incentivar a melhoria do desempenho escolar, o comportamento na residência e a importância da frequência. Ao término da palestra, os estudantes preencheram um questionário relacionado à residência e à aprendizagem, cujos tópicos eram a interação entre os pares, a organização nos estudos, a alimentação escolar e sugestões de melhoria.

Nos dias 09, 10 e 11, grupos de 55 estudantes dos três cursos técnicos (totalizando uma participação de 165 alunos) assistiram vídeos motivacionais. As atividades foram orientadas pela coordenação do Serviço de Orientação Educacional que, após a exibição, promoveu a discussão sobre desempenho escolar, frequência às aulas, dependência e organização nos estudos. A partir da terceira semana, os estudantes receberam orientação individual. “A Coordenação de Assistência ao Educando vem desenvolvendo ações como esta, para contribuir ativamente na melhoria do processo de aprendizagem, com a intenção de fortalecer a permanência e êxito e reduzir a evasão e retenção dos estudantes”, concluiu a Coordenadora da CAED, Marli Pereira.

• Campus_Ariquemes__1
  • Campus_Ariquemes__2