Estudantes de Agropecuária de Ariquemes realizaram Vivências Interdisciplinares

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 11h51 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h27 | Acessos: 2810

Vivências Interdisciplinares em Ariquemes 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou, nos dias 17 e 18 de agosto, a aula prática do projeto de ensino “Vivências Interdisciplinares” com os primeiros anos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. No primeiro dia de atividade, os estudantes observaram o intemperismo físico/químico e os tipos de erosões por meio de registro fotográfico, orientados pela professora de Geografia, Cláudia Coimbra. Eles ainda fizeram o recolhimento de amostras de solos em áreas distintas para processamento em laboratório com a professora Cínthia da Silva, da disciplina de Solos. Já na sexta, 18, a aula experimental foi no laboratório de química para realização das análises de PH do solo, com a professora de Química, Soraia Martins.

Nesta quinta, dia 24, será realizada a entrega do relatório de desempenho prático, em que os alunos deverão descrever como se deu a execução das aulas teóricas e práticas e qual foi a aprendizagem que tiveram como resultado da ação. O envolvimento da comunidade escolar dos primeiros anos de Agropecuária contribuiu para integrar conteúdos trabalhados nas disciplinas de Geografia, Solos, Química e OPPP (Orientação para a Prática Profissional e Pesquisa), de forma a desenvolver processos interdisciplinares.

Ao todo, 80 alunos cursam o primeiro ano de Agropecuária no Campus Ariquemes, divididos em três salas, de 26 alunos em média. Para as estudantes Poliana Vieira e Dinair Medina, a aula prática foi uma ideia excelente e benéfica, que reflete no aprendizado e na integração das turmas.

O objetivo dos professores do campus é apresentar uma proposta didática para o ensino médio integrado ofertado pelo IFRO, a partir de uma abordagem multi, inter e intradisciplinar, correlacionando o estudo do intemperismo, da erosão do solo e a análise do pH do solo. Estes conteúdos serão apresentados na forma de aulas práticas, devidamente ilustradas, sempre com o intuito de explicitar a relação das diferentes variáveis abordadas nas referidas disciplinas, correlacionando-as, quando possível, com a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente.

• Vivências_Interdisciplinares_em_Ariquemes_1
  • Vivências_Interdisciplinares_em_Ariquemes_10