Estudantes de Ariquemes participam do projeto de cinema e debates

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 12h49 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h27 | Acessos: 1950

Cinema em Ariquemes 3

Estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participaram do projeto de extensão de cinema e ciclo de debates (2017). Realizado no auditório do Museu da unidade, no dia 11 de agosto, o filme exibido foi “As melhores coisas do mundo”, dirigido por Laís Bodanzky. Segundo os organizadores, a escolha se deu em alusão ao Dia do Estudante, por ser um filme que trata do universo adolescente. O protagonista do filme é um jovem de 15 anos que precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também outros mais sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

Outras duas sessões foram realizadas neste ano. Durante as conversas pós-filme são problematizados temas, ideias e ideais contidos nas obras cinematográficas. A atividade busca proporcionar aos alunos do Campus Ariquemes e da comunidade um espaço de ampliação de discussões referentes a temas atuais, abordados por filmes ou documentários. E ainda despertar o interesse por meio da projeção de filmes e documentários, seguidos por debates que levem a reflexões e a discussões posteriores, mostrando que o cinema pode ser mais do que um elemento de entretenimento, constituindo também um recurso audiovisual que amplia os horizontes intelectivos dos educandos.

Na opinião do coordenador do projeto Francisco Magalhães de Lima “as discussões fomentadas foram bastante interessantes. Apesar de não conseguirmos prever qual será o foco da discussão, vejo como ponto positivo, pois são temas que trazem significado para os alunos”.

Para estudante do Curso Técnico em Alimentos, Danielly Higuti, “foi muito construtivo por tratar sobre o universo adolescente e trazer temas do cotidiano estudantil como, por exemplo. o bullying”. A mesa de debates do dia 11 foi coordenada pelo professor Alessandro Eleutério de Oliveira, com a professora Cláudia Conceição Coimbra e a discente Andressa Evellyn de Freitas estando entre os debatedores. Como avaliação da atividade, os colaboradores afirmaram que o projeto estimula nos alunos a reflexão por meio de momentos que enriquecem a rotina escolar e, concomitantemente, permitem aos alunos a ampliação de seus horizontes intelectuais na apreciação da obra cinematográfica em confluência com temas, conceitos e ideias anteriormente abordados em sala de aula.

• Cinema_em_Ariquemes_1
  • Cinema_em_Ariquemes_2