Campus Ariquemes recebe palestra de experiências internacionais

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 11h24 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h24 | Acessos: 2373

Palestra em Ariquemes 8

Nessa quarta-feira (08), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, recebeu palestra sobre o OB Portus. No projeto de extensão do Campus Porto Velho Calama, em parceria com o IFRO Ariquemes, é propiciado aos alunos o contato com participantes do PIPEEX 2016 (Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO).

A palestra do projeto OB Portus, realizada no auditório do museu do campus para as turmas dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados, teve como tema “Um reflexo de oportunidade através do PIPEEX”. A atividade busca fomentar a divulgação de estratégias de promoção do êxito profissional e pessoal de estudantes do IFRO. Na opinião da discente Tainá do primeiro ano do Técnico em Alimentos, “a palestra compartilhou as dificuldades cotidianas dos alunos no intercâmbio, demostrando a importância do inglês para enfrentar os desafios da comunicação que o intercambista enfrenta”.

Fazem parte do projeto os alunos Gabriel Henrique Abrantes Holanda que cursa o Técnico Integrado em Química e Laura Rafaela da Silva Viana, do Curso Técnico Integrado em Edificações, ambos do Campus Calama. Na conversa, os dois mostraram as oportunidades encontradas no PIPEEX e apresentaram como foi todo processo do intercâmbio. Além disso, compartilharam a experiência vivenciada no programa e informaram os requisitos necessários para conseguir uma bolsa e como aproveitar e potencializar a experiência.

Segundo Laura Rafaela “nós sentimos que os alunos participaram bastante e deu para perceber que eles estavam interessados no programa. Ao conhecerem o programa, eles podem querer fazer algo semelhante”. Gabriel Holanda afirmou ter ficado ansioso sobre como seria a recepção dos demais alunos. Entretanto, ele sentiu que o público foi muito receptivo e isso aponta para manter o mesmo caminho nas demais palestras. Laura fez intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto alocada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Já Gabriel foi para o Instituto Superior de Engenharia do Porto. Eles participaram de grupos de pesquisa.

• Palestra_em_Ariquemes_1
  • Palestra_em_Ariquemes_2