Alunos do Campus Ariquemes participam de seminário sobre políticas públicas

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 20h00 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h26 | Acessos: 2429

Campus Ariquemes 6

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participaram na sexta-feira (23) do Seminário "A inserção dos jovens rurais nas políticas públicas". As atividades aconteceram no ginásio da unidade e envolveram também alunos das redes municipal e estadual de diversas localidades.

O seminário teve o objetivo de despertar os jovens e disponibilizar palestras voltadas para as políticas públicas existentes para o agricultor, no sentido de aproveitar o protagonismo juvenil, estimulando a sucessão rural com o intuito de ampliar as demandas por trabalho e renda para jovens filhos e filhas de agricultores familiares, incentivando a permanência no campo.

Para a aluna Milene Nunes, do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária, o evento foi importante para conscientizar os alunos de que existe uma série de conhecimentos que estão fora da sala aula e que são importantes para a sua formação. “O seminário promoveu o diálogo entre a instituição e a comunidade e mostra a complexidade da realidade externa ao ambiente escolar”, disse.

Os professores João Abílio Diniz e Claudinei de Oliveira ministraram a palestra "Educação para o campo: Políticas Públicas inclusivas para jovens rurais”. Na parte ministrada pelo professor João Abílio, o objetivo era mostrar para os jovens as políticas públicas disponíveis para educação do campo como, por exemplo, a educação da alternância, o PNAE, Pronera e o Pro-Jovem Campo e urbano.

Na parte ministrada pelo professor Claudinei de Oliveira, o objetivo foi apresentar e divulgar as políticas de ingresso e permanência do IFRO. Durante sua fala, o professor destacou a importância da participação da comunidade externa na geração de demandas de cursos tanto no âmbito do Pronatec como em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O evento foi promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e outras instituições do município de Ariquemes. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades incluindo vereadores, deputados estaduais, secretários estaduais, superintendente e senador da República.

• Campus_Ariquemes_1
  • Campus_Ariquemes_10