Simpósio de Educação Ciência e Tecnologia abre debate em Ariquemes

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 12h20 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h27 | Acessos: 3056

Simpósio no Campus Ariquemes 3

O 1º Simpósio de Educação Ciência e Tecnologia iniciou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. Estão integrados ao evento a V Semana de Biologia, I Semana de Aquicultura e a Semana do Meio Ambiente 2017. Intitulado “Educação, trabalho e consumo: Um diálogo (im) possível com a sustentabilidade?”, o Simpósio tem como finalidade incentivar espaços de divulgação científica e debate que correlacionem de modo interdisciplinar as relações entre educação, ciência e tecnologia no IFRO Ariquemes e na região do vale do Jamari.

O Simpósio iniciou no dia 30 de maio e se estenderá ao longo da semana, inclusive sábado e domingo, com encerramento no dia Mundial do Meio Ambiente dia 05 de junho, buscando interação entre o Instituto Federal e comunidade local. Para o coordenador de Curso, Alessandro Eleutério, foi muito satisfatória a presença dos diversos setores tanto do Instituto quanto da comunidade externa. Nas mesas estavam o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Gilmar Alves Lima Júnior, o Diretor-Geral, Osvino Schimidt, representantes de diversos setores, departamentos e coordenações, e ainda empresários locais e consultores analistas de órgãos ambientais como a Seagri (Secretaria de Estado e Agricultura e Regularização Fundiária) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Após o cerimonial de abertura, no dia 30, foi realizada a mesa redonda intitulada “Reflexos da atuação de Biólogos e Profissionais da Aquicultura no desenvolvimento regional”, que teve como debatedores os representantes da área de aquicultura e piscicultura, a empresária Mayara Fernandes Olsen Batschke, Cristiano Andrey Souza do Vale (ICMBio), Geninho Rodrigues Milan (SEAGRI), sob a coordenação da professora Quézia da Silva Rosa. “O evento possui uma programação diversificada nas diversas áreas de conhecimento e atuação dos profissionais de aquicultura e biólogos, relacionando a formação acadêmica do aluno à sua inserção no mercado de trabalho. O IFRO incentiva a realização de eventos como uma maneira de integração da comunidade interna e convidados, bem como de compartilhar conhecimento e como uma estratégia de ensino e aprendizagem”, afirmou Pró-Reitor de Pesquisa, Gilmar Alves, que também estava na mesa de debate.

Estão na organização do Simpósio as coordenações do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas e do Curso Técnico Subsequente de Aquicultura, com a colaboração de diversas coordenações e setores. Na programação também constam minicursos, palestras, mesas redondas, salas temáticas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, concurso de fotografias, entre outros. E na manhã de sábado (03/06), às 8 horas, haverá plantio de árvores nativas em diversas áreas do Campus Ariquemes. Essas mudas foram doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sedam).

• Simpósio_no_Campus_Ariquemes_1
  • Simpósio_no_Campus_Ariquemes_2