Campus Ariquemes promove evento alusivo ao Dia do Orgulho Nerd

Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2017, 09h29 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h26 | Acessos: 3625

Dia Orgulho Nerd em Ariquemes 25

O Dia do Orgulho Nerd foi comemorado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. A data comemorada em 25 de maio é uma oportunidade para promover a cultura nerd e geek. Participaram do momento cultural estudantes do curso de Manutenção e Suporte em Informática. Durante o projeto ocorreram palestras, jogos, oficinas, exposições, bandas e competição de cosplay, ocupando espaços do auditório do museu, quadra de esportes, salas de aulas e laboratórios de informática. A proposta do projeto foi um momento cultural voltado aos alunos, aliando diversão e a responsabilidade da instituição em cumprir metas para permanência e êxito dos alunos, na busca de reduzir os índices de evasão e retenção e incentivar o aluno a participar da criação da identidade do curso.

Na opinião da discente do segundo ano de Informática, Karine Santos, foi maravilhoso o evento, pois além da parte educacional das oficinas e palestras, ocorreram diversas opções que englobaram atividades lúdicas, sociais e culturais. “Pudemos presenciar um ambiente saudável e respeitoso de diversão e divulgação de conhecimentos provindos da sabedoria de nossos valiosos mestres, que se dispuseram a ministrar oficinas sobre seus próprios hobbies e paixões”, disse a aluna.

A coordenadora do projeto de extensão, Juliane Martinez, avalia que evento superou a expectativa, pois foi além de um evento em comemoração ao curso de informática devido ao envolvimento dos alunos, docentes tanto da área técnica quanto da área comum. Para ela, há expectativa de que o projeto se torne um evento institucional. Conforme as professoras Luduina Kenya, Andréia Pinsan e Mirian Bertotti, houve participação de diversos professores, setores e coordenações. Os alunos estiveram durante todo o dia envolvidos com atividades culturais e artísticas de modo a aprimorar as faculdades mentais, motoras e psíquicas, com assuntos relativos à cultura pop e japonesa, que eles tanto adoram.

Para o coordenador do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Natanael Simões, foi muito importante o empenho de todos os envolvidos tanto na organização quanto na execução do evento, o que certamente ficará na memória de todos os nossos alunos e servidores. Durante manhã e tarde, o evento aliou conhecimentos adquiridos em sala de aula com a cultura nerd difundida mundialmente, fomentando o lado pesquisador do aluno e abrindo espaço para participação da comunidade externa ao IFRO.

Na programação estavam: a palestra sobre Mercado de Trabalho, as oficinas de Protoboards, Anime, Pokémon TCG, Ritmos, Interpretação e Desenvolvimento de Jogos em HTML5. Além dos debates sobre “Dos quadrinhos para a telona: uma análise da obra V de Vingança”, “Administração de Redes de Médio Porte - Gestão de Recursos, Segurança e Monitoramento”, “Identificação Animais Peçonhentos e Venenosos”, “O Universo dos Quadrinhos” e as competições de programação “Desafio Jedi” e de Cosplay, Just Dance e outros jogos.

• Dia_Orgulho_Nerd_em_Ariquemes_1
  • Dia_Orgulho_Nerd_em_Ariquemes_11