Reunião com instituições parceiras acontece em Ariquemes

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2017, 09h56 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h28 | Acessos: 1651

Reunião IFRO e órgãos parceiros em Ariquemes 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) pleiteia implantar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia e Produção Orgânica no Câmpus Ariquemes. A finalização do projeto foi debatida nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Câmpus Ariquemes do IFRO, quando se reuniram servidores da reitoria, dos campi Ariquemes e Colorado do Oeste e membros de instituições parceiras: Ceplac, Emater, Embrapa, Seagri e Unir. Estão entre os possíveis beneficiários estão produtores rurais, professores e estudantes da rede de educação profissional e tecnológica e de universidades, agricultores familiares, produtores em transição agroecológica ou envolvidos com a produção de base agroecológica ou orgânica e agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os participantes farão parte do Comitê Gestor do CVT, com outros colaboradores, na implantação e no desenvolvimento das atividades do Centro ao longo de 24 meses, conforme a Chamada Pública 21/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério e Casa Civil, que encerra inscrições no dia 10 de março.

O projeto atende à Chamada do CNPq, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (SEAD). No
Brasil, havia 243 Centros Vocacionais Tecnológicos em funcionamento em 2011, parte deles em instituições federais, e nenhum em Rondônia. Conforme o Diretor de Programas e Projetos de Extensão, Sérgio Francisco Loss Franzin, com esta proposta se visualiza uma unidade de referência, que formará uma rede de Núcleos de Agroecologia no Estado de Rondônia. E comportará também os Núcleos de Extensão em Territórios da Cidadania, existentes nos Câmpus Porto Velho Calama, Ariquemes e Colorado do Oeste, mais o Núcleo de Pesca e Aquicultura de Ariquemes e outros Núcleos voltados para o desenvolvimento do primeiro setor.

• Reunião_IFRO_e_órgãos_parceiros_em_Ariquemes_1
  • Reunião_IFRO_e_órgãos_parceiros_em_Ariquemes_2