8ª turma de Agronomia é recebida com aula inaugural no Campus Ariquemes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou no dia 12 de maio a aula inaugural da 8ª turma do curso de Bacharelado em Agronomia. O evento aconteceu no auditório do campus e reuniu estudantes ingressantes, familiares, servidores e membros da comunidade externa. A programação contou com discursos de autoridades acadêmicas, apresentações institucionais de setores ligados ao ensino, pesquisa e extensão, palestras e o tradicional batismo da turma, que neste ano adotou o nome “Jacarandá Mimoso”.
Além da recepção aos calouros, também foram entregues alimentos arrecadados à Associação Escola para Vida, como parte de uma ação solidária promovida pelos organizadores. Na cerimônia, o Coordenador do Curso, Rudimar Giordani Junior, deu as boas-vindas aos novos acadêmicos e destacou o papel transformador da formação ofertada pelo IFRO. “Hoje celebramos não apenas o início de mais uma turma, mas o início de sonhos, de trajetórias e de transformações. Cada um de vocês escolheu participar ativamente da construção do futuro da agricultura brasileira — uma agricultura que, cada vez mais, precisa ser sustentável, inovadora e consciente”, discursou.
Durante o evento, foi mantida a tradição iniciada em 2018, com o plantio de uma espécie arbórea representativa da turma ingressante. Acadêmicos veteranos da turma “Sumaúma” entregaram mudas de Jacarandá Mimoso aos calouros, simbolizando o início do ciclo acadêmico. A escolha da árvore foi apresentada pela estudante Danielle Matias Assis, que explicou suas características e importância ecológica.
Visando o compromisso de formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, o então Coordenador do curso, Luciano Venturoso, idealizou e a coordenação vem executando desde 2018 o plantio de uma espécie arbórea pelos ingressantes do curso. A 1ª turma realizou o plantio de mudas de Teca, espécie essa adotada como o nome da turma, a 2ª turma foi Eucalipto; a 3 ª turma Seringa; a 4ª turma Ipê; a 5ª turma Cerejeira; a 6ª turma Castanha; e a 7ª turma Sumaúma.
A aula inaugural também contou com duas palestras. A primeira foi ministrada por Tiago Luís Cipriani, engenheiro agrônomo e egresso do curso, com o tema “Perspectivas e desafios para o futuro profissional de Agronomia”. A segunda, apresentada por Eduarda dos Santos de Faria, acadêmica do 7º período, abordou o tema “Expectativa x Realidade no universo acadêmico”, compartilhando vivências e orientações com os ingressantes.
O Curso de Agronomia do IFRO tem como objetivo formar profissionais com sólida base técnica e científica, comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Integrando ensino, pesquisa e extensão, o IFRO busca contribuir com o progresso regional por meio da formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do setor agropecuário.
A aula inaugural foi encerrada com apresentações de acadêmicos vinculados aos grupos de pesquisa da instituição e com uma mensagem de boas-vindas em nome da direção-geral do campus.
Redes Sociais