Atividades virtuais de robótica no Campus Guajará-Mirim são acompanhadas pelo Campus Ariquemes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, levou conhecimento sobre Robótica para o IFRO Campus Guajará-Mirim. A formação foi ofertada de forma híbrida, dentro do Curso de Robótica com LEGO, por meio do Edital 01/2025. As alunas Maria Clara Chavez da Silva, Laís Lima Bonfim Firmino, Fabrini da Silva Pauli e Mariane Cardoso Firmino Melo do Campus Guajará-Mirim se inscreveram, mesmo sem previsão de vagas para estudantes de outras cidades. Elas participaram integralmente das atividades teóricas.
Para viabilizar a prática presencial, a Coordenadora do curso, Eudóxia Moura, entrou em contato com o Coordenador do CIT (Centro de Inovação Tecnológica) de Guajará-Mirim, solicitando o uso dos kits no local. O Professor Paulo Prates acompanhou as alunas e disponibilizou os materiais necessários. A Professora Eudóxia ofereceu suporte remoto via grupo de WhatsApp. As alunas concluíram as atividades práticas e responderam às tarefas propostas com sucesso.
A carga horária de forma on-line no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) do Campus Ariquemes foi cursada durante o meses de fevereiro e março de 2025. Já a atividade prática ocorreu nos dias 19 e 21 de março. A ação contou com a parceria do Departamento de Extensão (Depex) e da Coordenação de Curso de Formação Inicial e Continuada do Campus Ariquemes e do Centro de Inovação Tecnológica do Campus Guajará-Mirim.
“Essa parceria foi fundamental para garantir a inclusão e a participação efetiva das alunas de Guajará-Mirim no curso, permitindo que elas tivessem acesso à parte prática mesmo a distância. A colaboração entre os campi demonstrou a importância da cooperação institucional para ampliar as oportunidades de aprendizagem”, ressalta a Professora Eudóxia.
“Agradecemos especialmente ao Professor Paulo Prates pelo apoio e pela disponibilidade em acompanhar as alunas e fornecer os kits necessários. Também expressamos nossa gratidão às monitoras Tayla e Larissa, cuja dedicação e suporte foram essenciais para o sucesso das atividades. Essa experiência reforça o valor do trabalho em equipe e da flexibilidade no ensino, garantindo que mais alunos tenham acesso ao conhecimento, independentemente da localização”, finaliza a docente.
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