Campus Ariquemes se prepara para oferta da Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, está se preparando para ofertar a sua primeira Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável na modalidade Educação a Distância (EaD). A pós-graduação lato sensu será totalmente gratuita, voltada para profissionais das áreas de Ciências Agrárias, como: Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Química, Geografia, Engenharia de Pesca, Engenharia Agrícola, entre outras. Atualmente, no estado todo, o IFRO possui 19 ofertas de especializações e três de mestrado (os cursos de pós-graduação stricto sensu são em Porto Velho, nos campi Calama e Zona Norte, e em Cacoal).
Com carga horária de 380 horas, a Pós-Graduação em Agropecuária Sustentável terá início em agosto de 2025, com duração de dois semestres, com previsão de conclusão em julho de 2026. O primeiro semestre inclui 9 disciplinas, enquanto o segundo semestre abrange mais 8. Haverá nova divulgação quando as inscrições forem iniciadas.
Os conteúdos abordam temas como: gestão do agronegócio, produção vegetal, produção animal, recursos hídricos e sistemas integrados de produção. O corpo docente é composto por professores e técnicos do Campus Ariquemes, além de especialistas convidados nas áreas de formação.
A Especialização em Agropecuária Sustentável é um curso lato sensu e busca atender a demanda regional de formação de profissionais qualificados, visto o Campus Ariquemes estar localizado na região do Vale do Jamari, que possui destaque nas atividades agropecuárias. Considerando a complexa inter-relação entre os fatores ambientais, sociais e econômicos do segmento, o curso preconiza orientar o aluno a adotar práticas agrícolas e pecuárias que minimizem os impactos ambientais, ao tempo em que contribuem para a preservação dos ecossistemas, primando pela utilização eficiente dos recursos hídricos, a gestão da biodiversidade e o controle da degradação do solo.
Segundo Luciane Codognoto, Coordenadora de Pós-Graduação do Campus Ariquemes, a criação dessa especialização é uma resposta à importância do setor agropecuário no estado e no Brasil. Com uma projeção de participação de 22% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, o agronegócio é um pilar da economia nacional. O objetivo do curso é qualificar profissionais de nível superior nas áreas científica e tecnológica, com foco na integração dos sistemas de produção agrícola e pecuária, promovendo o crescimento sustentável das cadeias produtivas e priorizando a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
O Processo Seletivo Simplificado será lançado em maio/2025, no site do IFRO. Os candidatos deverão atender aos requisitos básicos: ser brasileiro nato ou naturalizado, estar regularizado com as obrigações eleitorais, possuir diploma de nível superior reconhecido pelo MEC e ter habilidades no uso de tecnologia, como internet e editores de texto. O curso será oferecido na modalidade EaD, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde serão realizadas aulas, fóruns, avaliações e interações com os professores. Após o cumprimento das exigências do Curso, o IFRO emitirá ao aluno o certificado de Especialista em Agropecuária Sustentável.
“Estamos extremamente felizes pelo Campus Ariquemes retornar a ofertar ensino no nível de pós-graduação, pois é resultado da dedicação da equipe do Departamento de Pesquisa em elaborar o PPC e viabilizar a oferta, e de muita colaboração dos servidores/docentes da área. Além de termos a certeza de que a Especialização em Agropecuária Sustentável é um curso relevante para a região, contribuindo para que possamos aumentar a produção, reduzindo os impactos nas áreas já utilizadas e buscando evitar a abertura de novos espaços”, afirma a Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Thassiane Telles Conde.
A alegria de iniciar em breve a oferta de um curso de especialização é compartilhada pelo Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Ariquemes, Adriano Marcos Dantas da Silva. “É com grande satisfação que anunciamos o lançamento da Pós-Graduação Lato Sensu em Agropecuária Sustentável pelo IFRO Campus Ariquemes. Este curso não é apenas uma conquista acadêmica, mas um compromisso com o futuro do agronegócio em Rondônia, estado que hoje é o terceiro maior PIB da região Norte e um dos pilares da produção nacional. Sabemos que nosso setor agropecuário enfrenta desafios urgentes: 70% das pastagens estão degradadas, os sistemas extensivos ainda predominam e a produtividade pode ser ampliada com tecnologia e inovação. Para atender essas demandas, a comissão que elaborou o Projeto Pedagógico do curso alinhou teoria e prática, com disciplinas que vão desde o manejo ecológico do solo até os sistemas integrados de produção, sempre com um olhar voltado para a preservação da água e do solo”, realçou o gestor.
Pós-Graduação no IFRO
Segundo dados da Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CPOSG/Propesp/IFRO), além das ofertas institucionais, no ano de 2025 iniciam cursos novos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). No ano passado o saldo já trazia avanços para os cursos em vários níveis da pós-graduação, como pode ser visto nesta matéria aqui.
A lista atual de cursos de pós-graduação por campus/curso/modalidade abrange:
-
Ariquemes: Pós-Graduação Lato Sensu em Agropecuária Sustentável/EaD (novo).
-
Cacoal: Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – ProfGeo (presencial); e Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (presencial).
-
Colorado do Oeste: Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Biologia (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica/EaD (novo, com inscrições abertas).
-
Guajará-Mirim: Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública/EaD;
-
Ji-Paraná: Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Software (presencial); e Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação/EaD.
-
Porto Velho Calama: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental (presencial); e Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas/EaD (novo).
-
Porto Velho Zona Norte: Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação-ProfNIT (presencial); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Educação a Distância/EaD; Pós-Graduação Lato Sensu Master Business Administration (MBA) em Gestão de Instituições Públicas/EaD; Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica/EaD; Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica/EaD; e Pós-Graduação Lato Sensu Master Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial/EaD.
-
São Miguel do Guaporé: Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos/EaD.
-
Vilhena: Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (presencial, com inscrições abertas); e Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Web (presencial).
Redes Sociais