Campus Ariquemes promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, de 12 a 15 de novembro, promoveu evento dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024). A SNCT 2024 teve como tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. No Campus Ariquemes, a edição deste ano englobou ações e projetos vinculados às áreas e aos cursos ofertados.
Um destes projetos foi a IX Feira de Estágio, Emprego e Oportunidades que aconteceu no primeiro dia do evento e visou integrar estudantes e empresas facilitando a troca de informações sobre oportunidades de trabalho, estágio e empreendedorismo, viabilizando aos futuros profissionais instrumentos de preparação para a inserção ao mercado mediante ambiente de aprendizagem adequado.
A Feira deste ano teve como tema “Educação Profissional, suas perspectivas e habilidades para o mercado”. As atividades foram desenvolvidas por meio de mesa-redonda e Painel de palestras, contemplando discussões relacionadas ao desenvolvimento profissional. Também entraram em cena, apresentações culturais e a Mostra Empreendedora.
A Feira 2024 esteve sob a coordenação da Professora Mirian de Oliveira Bertotti e equipe do Depex (Departamento de Extensão). Outro projeto que integrou a 21ª SNCT foi a SIAAGRO (Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária), que este ano chegou a sua 4ª edição, sempre buscando proporcionar reflexões sobre as inovações tecnológicas, sustentabilidade e desafios do setor produtivo, além de fomentar a colaboração entre profissionais, estudantes e pesquisadores para que atendam às demandas regionais.
A SIAAGRO 2024 realizou-se no segundo dia, 13 de novembro, sob a coordenação do Professor Jomel Francisco dos Santos, com a colaboração na organização dos acadêmicos de Agronomia.
Também esteve presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Projeto IFROmatizando: I Workshop de Informática, cujo objetivo consistiu em estimular a formação integral dos estudantes e ampliar seus conhecimentos na área de informática. A iniciativa buscou promover uma maior conexão entre a instituição, o mercado de trabalho e a comunidade externa. Foi um dia de aprendizado teórico e prático com palestras, minicursos e rodas de conversas. Entre as temáticas abordadas esteve o desenvolvimento de jogos e computação gráfica, promovendo conhecimento em tecnologia e troca de experiências. As atividades do IFROmatizando também aconteceram no segundo dia da SNCT, sob a coordenação dos Professores Jean Keung e Eudoxia Lottie.
Também na quarta-feira, 13 de novembro, foi realizado o I Workshop de Alimentos, objetivando proporcionar um ambiente de aprendizado prático e interativo, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais. Capacitar os alunos do Curso Técnico em Alimentos com técnicas inovadoras e sustentáveis na produção de alimentos, por meio de atividades práticas: oficinas e palestras nas quais foram abordados desafios, técnicas, e inovações com profissionais da área. O I Workshop de Alimentos foi coordenado pelo Professor Rudimar Giordani Júnior.
Na quinta-feira, 14 de novembro, período matutino, foi a vez da Mostra Científica, sob a coordenação do Professora Thassiane Telles e equipe do Depesp (Departamento de Pesquisa), que buscou popularizar a ciência por meio de apresentação de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Ariquemes.
Foram realizados ainda o concurso de fotografia e a apresentação de banner, entre outras atividades de curricularização da extensão. E, na quinta-feira 14/11, no período vespertino, aconteceu uma imperdível Gincana com divertidas dinâmicas e outras atividades que promoveram a integração entre estudantes dos cursos técnicos, superiores, servidores e demais membros da comunidade.
Fechando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na sexta, 15 de novembro, pela manhã, realizou-se um Bingo com muitos prêmios interessantes angariados pela comissão organizadora do evento. Segundo a avaliação dos organizadores, foi uma Semana bastante movimentada no Campus Ariquemes que procurou valorizar a partilha de saberes e experiências, os vínculos constituídos, a integração disciplinar, a relação do ensinar e aprender e entre a teoria e prática, fundamentais para a construção do processo formativo de excelência que buscamos.
Thassiane Telles Conde, Chefe do Departamento de Extensão e Coordenadora da SNCT do IFRO Campus Ariquemes, comenta que “a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma ação governamental que almeja popularizar a ciência por meio da realização de eventos em instituições de ensino. Essas ações são importantíssimas para despertar a vocação científica dos nossos estudantes, além de proporcionar discussões e trocas de experiências, que favorece aprendizagens mais significativas, pois contextualiza e aplica os conhecimentos adquiridos em sala de aula”.
Para David Henrique dos Santos Silva, estudante do IFRO Campus Ariquemes e participante do evento, “foi uma experiência gratificante e de grande importância para o nosso desenvolvimento profissional. Tivemos a oportunidade de expor nosso projeto sobre vinho de jambo vermelho e também de interagir com outros trabalhos inovadores”.
A estudante Sophia Pereira Bacarin também ressaltou ter sido “muito gratificante contemplar o resultado do nosso trabalho. Os projetos apresentados são fruto de esforços e superação de desafios que nos proporcionaram grandes aprendizados.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um dos maiores eventos do país dedicados à popularização da ciência, abrangendo atividades que buscam engajar cientistas pesquisadores, estudantes e o público em geral. O objetivo é promover a reflexão sobre o papel da ciência na vida das pessoas e no desenvolvimento sustentável do país. Em 2024, a SNCT trouxe como tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Redes Sociais