Gincana ecológica faz avaliação prática e promove integração em Ariquemes

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 12h30 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 13h55 | Acessos: 271

Ariquemes Gincana7Estudantes do 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participaram de proposta de avaliação prática com integração que culminou com a gincana ecológica. As atividades aconteceram ao longo do 4º bimestre, através da confecção de mascote, paródia e aplicação de conteúdos relacionados aos conceitos básicos de ecologia durante as aulas da disciplina de Biologia, durante os meses de outubro e novembro.

O encerramento foi dia 22/11 com a realização da gincana ecológica, coordenada pela Professora Daniely Batista Alves Martines. A atividade teve como objetivo proporcionar momentos de integração, cooperação, companheirismo e socialização, entre os estudantes, de forma que pudessem apresentar os conhecimentos adquiridos durante as aulas de forma lúdica, bem como incentivar o trabalho em equipe, favorecendo e contribuindo para a formação de cada aluno como pessoa no contexto social. Também se tornou um espaço propício para a contribuição e participação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, bolsistas do Programa Bolsa de Ensino (Proben) que puderam presenciar formas diferentes de abordar e de avaliar o tema ecologia com os alunos.

Conforme a docente, a gincana e sua preparação foram formas diferentes das tradicionais de avaliação, contribuindo ainda para divulgar à comunidade as atividades desenvolvidas na unidade. “Em virtude de estranharem a proposta, no início os alunos manifestaram baixa empolgação com as atividades, porém durante a realização da gincana se mostraram envolvidos, animados e empenhados em mostrarem o seu melhor”, destaca a Professora Daniely.

• Ariquemes-Gincana1
  • Ariquemes-Gincana2