Campus Ariquemes realiza II Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 13h43 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 13h43 | Acessos: 554

Biologia Ariquemes7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou a II Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas. Participaram acadêmicos e egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, profissionais da área e demais pessoas com afinidade com a temática. O evento tem como objetivo integrar os profissionais e acadêmicos de Ciências Biológicas, por meio de palestras, minicursos e atividades interativas, e desta forma estimular a participação ativa em projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, e no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo.

A Jornada aconteceu no IFRO Campus Ariquemes, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2023. A atividade foi coordenada por professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, compondo a comissão organizadora: Ady Correa da Costa Oliveira, Daniely Batista Alves Martines, Jhennifer Paloma do Nascimento Ribeiro, Jean Carlo Wai Keung Ma e Márcia Mendes de Lima.

Espaço para a promoção e a divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica do IFRO e da região, a II Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas favoreceu a socialização do conhecimento e o incentivo à produção de novos saberes, respeitando-se os aspectos culturais, ambientais e éticos, além de proporcionar o aprofundamento de atividades de ensino práticas, que são importantes para o processo de ensino-aprendizagem.

“A Jornada Acadêmica foi de grande importância para o nosso conhecimento e desenvolvimento pessoal, tivemos a oportunidade de ter experiências e aprendizagem enriquecedoras, ver a dedicação das pessoas que fizeram esse evento acontecer, foi algo emocionante, a jornada acadêmica tem que percorrer por muitos anos e continuar fazendo o coração de muitos alunos bater mais forte pela Biologia”, comentou a acadêmica do 5º período, Fernanda Bufuman Alecrim.

Da mesma turma, Edilene Souza Santana diz ter sido surpreendida “em tudo desde o primeiro dia até o último, foi incrível cada momento, não tinha criado expectativa, mas me surpreendeu. Eu vim embora com o coração cheio de gratidão, fiquei muito feliz com a organização e com a participação de cada um para que esse momento se tornasse especial. No último dia mesmo foi só alegria, as professoras, os servidores, os alunos, todos rindo, sorrindo, era uma felicidade contagiante foi um evento produtivo e muito especial que ficará na minha lembrança com muito carinho”.

Para Maicon Amaro Alecrim, também do 5º período, “de todas as edições, desde anteriormente quando intitulado como Semana da Biologia, essa II edição como Jornada acadêmica tem sido a mais marcante. A mais marcante devido a dedicação dos professores para que tudo saísse em perfeitas condições, a mesa redonda com os profissionais docentes que nos proporcionaram muitos conhecimentos para nos preparar para quando formarmos carreira. Como futuros docentes foi fundamental participar dessa troca. Sem falar dos minicursos que ampliaram demais nossos conhecimentos, cada minicurso trouxe um tema interessante e que envolveu bem a prática, nos adentrando mais no mundo biológico. Só tenho a parabenizar a todos os envolvidos pela dedicação e pelo carinho com que tudo foi organizado e coordenado”.

Durante a semana foram realizadas diversas atividades como palestras, minicursos, mesas-redondas, concurso de fotografia, apresentação de banners que envolveram todos os participantes, proporcionando momentos de conhecimento, troca de experiências e integração.

• Biologia-Ariquemes1
  • Biologia-Ariquemes10