Estudantes do IFRO de Ariquemes participam da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 12h19 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 11h37 | Acessos: 10631

Ariquemes Olimpíada 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, celebra a participação de seus estudantes na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), ocorrida em 30 de setembro. Sob a orientação do Professor Luciano Topolniak, os alunos do Curso Técnico em Informática, que se qualificaram para a terceira fase da competição, realizaram a prova na capital Porto Velho, no Centro de Ensino Classe A, na Avenida Carlos Gomes, 1135.

O grupo de estudantes que representa o campus na etapa nacional é composto por Matheus Costa Lustosa Carvalho (1B), Larissa de Oliveira Mendes (1A), Kaio Brito Alves (1A), Júlio César Sabaini Carvalho (1A), Eduardo de Souza Alves (1A) e Felipe Marcondes Corcini Rodrigues (1B), todos destacados entre os 153 alunos que iniciaram a competição.

O desempenho dos competidores é, nas palavras do Professor Topolniak, um reflexo do compromisso com a excelência educacional e do empenho das instituições na formação completa de seus alunos. A Olimpíada é considerada um instrumento que ressalta a importância da programação competitiva. E a habilidade dos alunos em superar desafios complexos de programação é vista como resultado do treinamento intensivo e da prática constante.

De Rondônia, apenas sete alunos conseguiram chegar à final nacional da OBI, e, dentre estes, seis são estudantes do IFRO Campus Ariquemes. “Este fato ressalta não apenas o talento individual dos alunos, mas também a qualidade do ensino e o compromisso da instituição com a excelência acadêmica”, realça Luciano Topolniak.

O docente também expressa seu agradecimento a todos os envolvidos no processo, incluindo estudantes e professores. Ele ressalta a contribuição do Projeto Cidades Inteligentes Ariquemes, liderado pelo Professor Vagner Schoaba, que viabilizou recursos para a viagem. E enfatiza o aporte do Campus Ariquemes, cujo apoio foi fundamental para cobrir as despesas necessárias, garantindo a presença dos alunos na competição nacional. “Essa parceria reitera o compromisso do campus com o desenvolvimento e a excelência de seus alunos, não só em âmbito acadêmico, mas também em sua formação como futuros profissionais da área de tecnologia”, finaliza.

• Ariquemes-Olimpíada_1
  • Ariquemes-Olimpíada_2