Portaria de consulta à comunidade do Campus Ariquemes é lançada

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h17 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h19 | Acessos: 36932

Campus Ariquemes vista aérea

A Portaria de consulta à comunidade do Campus Ariquemes foi oficialmente lançada. A publicação (Portaria 2071/REIT-CGAB/IFRO) estabelece as diretrizes para o processo simplificado de consulta à comunidade visando à seleção do Diretor(a)-Geral Substituto(a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. Nesta segunda-feira, dia 16/10, o Reitor Moisés José Rosa Souza visitou o campus para apresentar a comissão responsável pela condução da consulta à comunidade e para informar sobre o cronograma e critérios estabelecidos.

A reunião contou com a participação de servidores e estudantes, bem como da diretoria da APP (Associação de Pais e Professores/IFRO/Campus Ariquemes). A Comissão Responsável está composta por 5 membros titulares, nomeados pelo Reitor, de acordo com a seguinte estrutura: um representante do Cepex (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão); um representante do Consup (Conselho Superior do IFRO); um representante docente; um representante discente; um representante TAE (servidor técnico-administrativo). É importante destacar que nenhum dos representantes pode estar lotado ou matriculado no Campus Ariquemes.

Para o Presidente da Comissão, Jackson Henrique da Silva Bezerra Docente/CEPEX, “este processo simplificado para o cargo de Diretor-Geral Substituto é uma oportunidade ímpar da comunidade acadêmica escolher seu gestor enquanto o afastamento do titular estiver em vigência. Acredito que o regulamento elaborado pela comissão poderá ser utilizado por outros campi para escolha de outros gestores como chefes de departamentos, diretores de área e até coordenadores de cursos, trazendo mais democracia e poder de escolha para toda a comunidade acadêmica do IFRO”.

“Enquanto discente, poder participar de uma comissão como esta que tem como intuito auxiliar os demais colegas neste momento crucial democrático, é de grande valia e gratificante, sendo ainda uma saída para estes que se encontram num momento delicado com a situação do atual Diretor-Geral. Retornar ao campus que conclui meu ensino médio e poder auxiliar de algum modo nas tomadas de decisões, de forma imparcial e ética, é um meio de mostrar que o IFRO é um só, e que a democracia ainda é o meio mais justo de escolha”, comenta o representante discente na Comissão, Antônio Cauan de Moura Lopes, que é estudante no IFRO Campus Jaru.

No cronograma, o registro de candidaturas deve ocorrer no período de 20 a 24/10. E a Consulta Simplificada no Campus Ariquemes será dia 09/11/2023, das 7h30 às 21h00. O cronograma completo da Portaria e demais informações podem ser encontradas neste link aqui.